segunda-feira, março 24

Técnicos debatem o estado da arte dos projetos da Superintendência Regional de Goiânia


Pesquisadores da Sureg-GO acompanham
 uma das apresentações

Durante o período de 10 a 14 de março, os pesquisadores em Geociências lotados na Gerência de Geologia e Recursos Minerais (Geremi), da Superintendência Regional de Goiânia (Sureg-GO), apresentaram e discutiram os resultados dos trabalhos de cartografia geológica e prospecção mineral desenvolvidos pela Superintendência. Os projetos abrangem os diversos ambientes geológicos que ocorrem nos estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia. 


O objetivo das apresentações foi disseminar o conhecimento geológico a partir da troca de experiência entre os geólogos mais antigos e os geólogos recém-contratados. Os geólogos apresentaram os seguintes temas: Geologia da Folha Rio Branco; Geologia do Arco Magmático de Goiás; Geologia das Folhas Dom Aquino/Rondonópolis; Geologia do Bloco Rio Apa; Petrologia do Complexo Máfico-Ultramáfico Trincheira; Geologia da Folha Dianópolis; e Geologia da Folha Presidente Médici. Foram abordados também trabalhos relacionados aos projetos de prospecção mineral como “Mineralizações de Ouro na Folha Ilha Porto Escondido” e “Materiais de Construção Civil na Região Metropolitana de Goiânia”. 

Técnico aborda um dos temas do ciclo de debates
Na semana de 17 a 20 de março, as apresentações ficaram sob a responsabilidade dos novos colegas geólogos e geofísicos recém-contratados. Os temas apresentados constituíram em trabalhos e estudos considerados mais relevantes por eles realizados até então, como experiências profissionais anteriores envolvendo dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de conclusão de curso.


Segundo os organizadores dos encontros, o ciclo de apresentações e discussões foi considerado pelos participantes de alta qualidade técnica e científica. As apresentações propiciaram uma significativa interatividade entre todos os componentes da equipe da Geremi, que permitiu o conhecimento da experiência e competência de toda a equipe em diversas áreas da ciência geológica, além da constatação do avanço no conhecimento técnico-científico da geologia do centro-oeste e norte do país, por meio das ações da CPRM.