quarta-feira, março 12

Geofísicos participam de curso de capacitação no Rio de Janeiro




A Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) iniciou esta semana o curso de Gravimetria no Mapeamento e Exploração Mineral. Essa etapa do curso faz parte do Programa de Capacitação que busca preparar o corpo técnico da DGM para os novos desafios e atribuições da instituição. O treinamento reúne no escritório no Rio de Janeiro, técnicos de diversas unidades regionais que atuam na área de geofísica. Participam também dessa capacitação os novos profissionais que ingressaram recentemente na empresa por meio de concurso público. 


Geofísicos durante o curso de capacitação DGM
Para o pesquisador em geociências recém-contratado Rodrigo Soares, que atua na Superintendência de Salvador, as aulas presenciais facilitam o entendimento do conteúdo que está sendo ministrado. “Na primeira semana as aulas aconteceram através de videoconferência, nesse momento estão sendo presenciais e isso facilita o entendimento, pois o curso esta sendo ao vivo.” Soares elogia ainda a didática do professor Eder Molina. “Ele é muito dinâmico e a aula fica descontraída.”

 “Esse curso de capacitação é importante para nós geofísicos, pois assim é possível ter contato com a dinâmica de trabalho da companhia e também favorece o nivelamento do conhecimento”, destaca Adolfo da Silva, pesquisador em geociências que atua na Superintendência de Goiânia.

De acordo com Vanessa Oliveira, que trabalha na Superintendência de Manaus o curso traz outros benefícios para os profissionais que atuam na área de geofísica. “Além do nivelamento da equipe, o curso apresenta metodologias que aperfeiçoam o conhecimento.”


Programa de capacitação - com duração de 14 meses vai enfocar a formação continuada em mapeamento geológico, geofísica e metalogenia. Dos profissionais que atuam na DGM. Segundo Noevaldo Araújo Teixeira, assessor da diretoria, os cursos que serão ministrados exigirão dos participantes o cumprimento de metas e comprovação do aprendizado.  De acordo com Noevaldo, o programa é constituído por três níveis: formação básica; especialização e consultoria interna. “O primeiro nível do programa (de formação básica) será obrigatório para os recém-contratados”, informa Teixeira.  Os cursos do programa ocorrerão sempre na última semana do mês e o conteúdo será disponibilizado na Intranet. Ele explica ainda que  os cursos de formação em geofísica  irão abranger conceitos básicos da gravimetria; aquisição de dados gravimétricos; processamentos de dados gravimétricos; método gravimétrico em apoio ao mapeamento geológico e métodos de modelagem direta e inversa.

Professor Eder Molina ministra aula para os geofísicos