terça-feira, fevereiro 4

Programa de capacitação começa com resumo de bilhões de anos

Apresentação do professor Sharad Master 

O programa de capacitação promovido pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) teve início nesta segunda-feira (03/02). O primeiro dia foi dividido em 4 tópicos: “The first billion years of Earth evolution”; “The oldest well-preserved supracrustal rocks: Greenstone Belts”; “The origin of life, and the importance of the biosphere in atmospheric and crustal evolution”; “The nature of the Archaean ocean and atmosphere-evidence from the rocks”. O professor Dr. Sharad Master, da Universidade de Witwatersrand – RSA, falou sobre a evolução da terra desde de bilhões de anos atrás, tudo baseado em pesquisas recentes.

Profissionais em capacitação no Rio de Janeiro
Segundo Dr. Sharad Master foi preciso fazer muitas leituras para preparar bem as aulas e resumir bilhões de anos em apenas um dia de aula. Ainda de acordo com ele, a turma fez questionamentos interessantes e se envolveu com o assunto. O professor se mostrou bastante feliz e disse que está sendo uma experiência nova receber perguntas de alunos que estão acompanhando a aula de outras partes do Brasil pelo computador. Todas as unidades regionais tiveram a oportunidade de assistir ao curso com transmissão on-line. O geofísico Hugo Leonardo de Andrade Rocha destacou a importância do curso na empresa. “É bom rever conceitos que eu vi na faculdade relacionado à geologia que vão servir de apoio para minhas atividades profissionais.”
Equipe de Brasília participa por meio de
 videoconferência.

O programa de capacitação terá duração de 14 meses e vai enfocar na formação continuada em mapeamento geológico, geofísica e metalogenia. O assessor da DGM, Noevaldo Araújo Teixeira, explicou que os cursos exigirão dos participantes o cumprimento de metas e comprovação do aprendizado.  De acordo com Noevaldo, o programa de capacitação da DGM será constituído por três níveis: formação básica; especialização e consultoria interna. “A formação de especialistas e consultores internos permitirá maior agilidade na resolução dos problemas da geologia brasileira. O primeiro nível do programa (de formação básica) será obrigatório para os recém-contratados.” Os cursos do programa ocorrerão sempre na última semana do mês.