quarta-feira, janeiro 22

Geólogos conhecem minas de ouro em Goiás


Equipe de geólogos da CPRM
 João Olímpio, Daliane, Débora, Sheila, Edson Gabriel, 
Luiz Fernando, Marcelo, André, Hugo e Edélcio

A Superintendência de Goiânia está realizando o programa de visitas em Minas de Goiás, Tocantins e Mato Grosso. O objetivo é proporcionar a equipe de geólogos da unidade regional, uma melhor compreensão no conhecimento da geologia econômica-metalogenia, tipologia de depósitos e jazidas minerais, pesquisa e indústria mineral desses estados.

Neste ano, estão planejadas quatro visitas. Na primeira, realizada na semana passada, os geólogos conhecerem minas de ouro localizadas em Goiás, entre elas, a Mina de Chapada, da Mineração Maracá, em Alto Horizonte; Mina III,  da Mineração Serra Grande,  em Crixás; e a Mina de Pilar, da Yamana Mineração, em Pilar de Goiás
Visita aos testemunhos de sondagem


Os geólogos que participaram da visitam foram: André Saboia, Daliane Eberhardt, Débora dos Santos, Edélcio Tavares de Araújo, Edson Martins, Hugo Polo, João Souza, Luiz Magalhães, Marcelo Silva e Sheila Knust.  Durante a visita  Mina III  em  Crixás,  eles  conheceram a   lavra subterrânea  que tem uma produção anual de 4 a 5 toneladas,  observaram testemunhos de sondagem  e  a geologia da região.  

 Mina subterrânea em Crixas
O destino previsto para a segunda visita é o Maciço Máfico-Ultramáfico de Americano do Brasil (Arco Magmático de Goiás Sul );  a terceira,  nos Complexos Máfico-Ultramáficos Acamados, em  Barro Alto, Niquelândia e Canabrava, para conhecer minas de níquel, bauxita e amianto crisotila;    e a quarta  visita será  nos  Complexos Ultramáficos Alcalinos, de  Catalão, onde eles vão conhecer  uma mina de nióbio.