sexta-feira, novembro 29

Técnicos aprendem a modelar fluxos de água na mineração

Técnicos aprendem modelagem numérica de águas 
subterrâneas e superficiais na mineração

Com a participação de técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e de várias empresas e instituições, ocorre, nos dias 25 a 29/11, na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), o curso “Modelagem Numérica de Águas em Mineração”.

O curso, ministrado pela empresa DHI Brasil com o apoio da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (Abas-Núcleo MG) e da CPRM, ensina como modelar numericamente os fluxos de água em uma mina, suas inter-relações e como prever e minimizar os possíveis impactos gerados na atividade.

Segundo os organizadores, a circulação de água subterrânea e superficial, que ocorre naturalmente ou através do impacto da mina, é espacialmente complexa, interconectada e dinâmica. A modelagem numérica ajuda a compreender estes caminhos de circulação e suas interações. Com um modelo apropriado é possível avaliar a eficiência de diferentes estratégias de gerenciamento de recursos hídricos, projetar sistemas de rebaixamento, desenvolver planos de remediação e otimizar soluções de armazenamento ou disposição de águas.