terça-feira, novembro 12

Pesquisadores debatem novas perspectivas da geologia do Nordeste

Gusmão dedicou a homenagem a todos os
colegas com que trabalha na CPRM

Com cerca de 60 pesquisadores em Geociências, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) é destaque no XXV Simpósio de Geologia do Nordeste, promovido pela Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Nordeste, e no III Simpósio da Província Borborema. O evento transcorre no período de 10 a 13/11, na cidade de Gravatá, em Pernambuco.


A CPRM participa em aproximadamente 30 apresentações nas sessões orais e palestras, abordando temas desde áreas como geologia sedimentar, petrologia, geoquímica, geofísica, ambiental, hidrologia, geologia marinha e geologia econômica. Além das apresentações em sessões técnicas orais e palestras, também expõe dezenas de trabalhos na sessão painel, instalada no espaço de exposições montado na área de convenções do Hotel Portal de Gravatá, onde se realiza o Simpósio.

O geólogo da CPRM, Geysson Lages,
ministrando palestra
Segundo a geóloga Silvana Barros, da Superintendência Regional de Recife da CPRM (Sureg-RE), o simpósio é um acontecimento importante para a geologia regional, uma vez que possibilita a interação e integração dos pesquisadores em diversas áreas das geociências. “Para a CPRM, além de mostrar as pesquisas realizadas nas mais diferentes áreas, o evento serve para a disseminação da produção realizada pela instituição aos demais pesquisadores e estudantes das instituições participantes do simpósio”, avalia Silvana Barros.

Juntamente com o XXV Simpósio do Nordeste, está sendo realizado o III Simpósio da Província de Borborema. O objetivo é reunir pesquisadores que abordem de maneira integrada dados geológicos, estruturais, geoquímicos, geofísicos, geocronológicos, isotópicos, entre outros, sobre a Província, com vistas a contribuir para a elucidação da sua história tectônica. A Província Borborema apresenta um longo registro geológico, incluindo os primeiros resquícios de crosta continental na América do Sul, vastos segmentos de crosta formados durante o Paleoproterozoico e sequências supracrustais dominantemente de idade neoproterozoica. Estes diferentes elementos foram deformados, metamorfizados e intrudidos por numerosos plútons durante os eventos associados com a Orogênese Brasiliana, os quais culminaram com a formação do supercontinente Gondwana.

Durante o simpósio, a CPRM está promovendo a divulgação de seus produtos (publicações, dvd’s, cd’s, mapas) no estande montado na área de exposição. Além de sorteios diários, muitos produtos foram doados aos pesquisadores e estudantes. “Os sorteios são muito concorridos em função da qualidade da produção científica da CPRM”, disse Aldine Correia, estudante de graduação da Universidade Federal de Pernambuco, e estagiária da CPRM.

Dulcinéa Bessa e Iris Gomes, da Residência de Fortaleza,
 apresentam trabalhos no simpósio
O geólogo Roberto Gusmão, da Sureg-RE, foi homenageado pela Sociedade Brasileira de Geologia – Núcleo Nordeste, durante a abertura do simpósio, com uma placa em reconhecimento à sua contribuição para as Geociências, pelas inúmeras pesquisas abordando a geologia e geofísica da região Nordeste do Brasil.