segunda-feira, novembro 4

CPRM participa da II Semana de Geofísica da UnB

Participantes da mesa de abertura

O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, participou na segunda-feira (4/11), às 14 horas, da abertura da II Semana de Geofísica da Universidade de Brasília (UnB). O tema debatido foi “O Mercado de Trabalho do Geofísico”. Além do diretor, fizeram parte da mesa Álvaro Gomes, da Petrobrás, Francisco Aquino, da Sociedade Brasileira de Geofísica, Fernando Zaider, da Geologia Brasil, e Augusto Pires, Marco Ianniruberto e Adriana Chatack, do Instituto de Geociências da UnB. Os geólogos da Divisão de Geofísica (Digeo) Maria Laura e Alexandre Lago, farão uma palestra na terça-feira (5/11), às 14 horas, sobre Atuação do Geofísico na CPRM.


A II Semana de Geofísica da UnB acontece entre os dias 04 e 08 de novembro e conta com o apoio da CPRM. Reúne estudantes e profissionais de diversas áreas na geofísica e oferece seis minicursos e nove palestras à comunidade acadêmica, com temáticas como geofísica offshore, exploração de recursos naturais, perfilagem de poços, geofísica espacial, estudos de geodésia e geofísica área.

O diretor Roberto Ventura fala sobre
áreas de atuação de geofísica
Augusto Pires abriu o debate e agradeceu a presença do diretor da CPRM, assim como dos demais componentes da mesa. O diretor Roberto Ventura deu continuidade a mesa-redonda falando sobre o concurso promovido pelo Serviço Geológico do Brasil, que conta com 26 contratados para a área de geofísica em todo o Brasil

Ventura falou sobre a importância do geofísico ter um excelente embasamento. “Para mim esse é um diferencial muito forte, essa base da matemática e da física é fundamental. E por vezes eu acho que isso não está ocorrendo no Brasil”, frisou o diretor. O representante da Petrobrás, Álvaro Gomes, concordou com essa colocação do diretor da CPRM e reiterou a relevância de ter um conhecimento nessas áreas.

Por fim, o diretor Roberto Ventura, falou das áreas de atuação do profissional de geofísica, como no processamento e interpretação de dados, no desenvolvimento tecnológico, na geofísica terrestre e em áreas oceânicas.