quarta-feira, outubro 23

CPRM entrega produtos da setorização das áreas de risco de Porto Alegre

Entrega dos produtos ao prefeito em exercício
de Porto Alegre

No dia 22 de outubro, pesquisadores da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA) entregaram, ao prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, os resultados obtidos no município com a execução da Ação Emergencial para Reconhecimento de Áreas de Alto e muito Alto Risco a Movimentos de Massa e Enchentes.

O trabalho, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), faz parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais do Governo Federal, tendo sido executado pelos geólogos da CPRM, Diogo Rodrigues Silva e Carlos Augusto Brasil Peixoto, que contaram com o apoio de agentes da Defesa Civil municipal e da equipe do setor de Áreas de Risco da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, composta pela engenheira Vania Silva Gregger e geóloga Juliana Dubois Ferreira.

Geólogos da CPRM com técnicos da Prefeitura
de Porto Alegre
As atividades de campo e de escritório foram realizadas ao longo de oito meses e resultaram na setorização das áreas de risco alto e muito alto risco a movimentos de massa e enchentes em Porto Alegre.

“A entrega dos produtos da setorização das áreas de risco se reveste de grande importância, tendo em vista Porto Alegre ser uma metrópole onde vivem mais de um milhão e trezentas mil pessoas”, ressaltou o superintendente da Sureg-PA, José Leonardo Andriotti, presente na cerimônia de entrega dos produtos.

Pela CPRM ainda compareceram à cerimônia o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial, Marcos Alexandre Freitas, e o chefe do Departamento de Gestão Territorial, Cássio Roberto da Silva.


O evento também contou com a participação dos secretários municipais de Meio Ambiente e de Urbanismo, Cláudio Dilda, e Cristiano Tatsch, e o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ernesto da Cruz Teixeira.

Geólogos da CPRM, Diogo Rodrigues e Carlos Peixoto