quinta-feira, maio 9

Tecnologia que usa pó de rocha como fertilizante é abordada em workshop



Diretor Roberto Ventura, Maísa Bastos e
Valdir Silveira 

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) promovem workshop sobre Rochagem nesta quinta-feira (09/5), em Brasília. O objetivo é levar ao conhecimento dos técnicos essa tecnologia e suas possibilidades de aplicação no âmbito das ações das empresas. Na oportunidade, estão sendo discutidas as perspectivas de elaboração de um projeto em conjunto com a CPRM e a EMBRAPA. O diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, Valdir Silveira, Magda Bergmann, Maísa Abram, Oliveira Américo Cavalcante e Ruben Sardou da CPRM participaram do evento. 


Palestrante Magda Bergmman
A rochagem pode ser entendida como um processo de rejuvenescimento ou remineralização do solo, mediante a adição de pó de rocha (ou seus subprodutos), desde que contenha quantidades consideráveis de macro e micronutrientes necessários ao pleno desenvolvimento das plantas. A tecnologia já é uma realidade em muitos sistemas de produção agrícola sustentável em diversas regiões do país, em especial em meio aos agricultores familiares do sul do país, já que está em conformidade com os princípios agroecológicos e comporta-se como uma alternativa viável de recuperação dos solos tropicais degradados. 

É crescente o reconhecimento e o interesse despertado pela prática da rochagem, em função de resultados obtidos por várias instituições de pesquisa e fomento (EMBRAPA, UnB, UFV, CPRM, Codevasf, entre outras) que confirmam os resultados promissores que tem sido em diversos testes e áreas demonstrativas,em substituição ou complementação aos fertilizantes convencionais.

Confira a programação

09:00 - Abertura
Stenio Petrovich (Codevasf)
Roberto Ventura (CPRM)

9:30 – 10:15
Palestra “Potencial Geológico para Rochagem na Bahia”
Maisa Abram (CPRM)

10:30 – 11:15
Palestra “Rochagem: atualidades e perspectivas”
Magda Bergmann (CPRM)

11:30 – 12:15
Apresentação “O Projeto Chapada”
Claudinei Gouveia (UnB) e Eder Martins (EMBRAPA)

14:00 – 15:00
Palestra “Fruticultura e Culturas Sazonais”
Codevasf

15:00 -16:30
Perspectivas para a elaboração de um Projeto Piloto