quinta-feira, maio 23

Parcerias são fundamentais para o desenvolvimento do programa de geologia marinha, diz pesquisador

Ivo Pessanha durante apresentação do programa 
de geologia marinha

O pesquisador Ivo Pessanha da Divisão de Geologia Marinha da CPRM representou o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, no III Congresso Mares da Lusofonia, que reúne pesquisadores e autoridades de países de língua portuguesa, na Escola de Guerra Naval, no Rio de Janeiro. Pessanha apresentou o panorama do programa de geologia marinha que está sendo desenvolvido pela empresa no Atlântico Sul e Equatorial.  Ele destacou a importância das parcerias firmadas com universidades brasileiras e instituições internacionais como a cooperação com a Agência Japonesa de Ciências do Mar e da Terra (JAMSTEC) para alavancar as pesquisas que estão sendo realizadas em águas internacionais do Atlântico.


“A cooperação soma esforços e agrega conhecimento, sendo fundamental para o desenvolvimento dos estudos.” Segundo o pesquisador, um dos grandes desafios do programa é desenvolver o conhecimento técnico e científico.  De acordo com ele, o trabalho da CPRM tem como propósito produzir informações geológicas e de caráter técnico, econômico e ambiental, importantes para subsidiar a tomada de decisão por parte de empresas públicas, órgãos governamentais brasileiros e empresas privadas para atividades de exploração mineral e gestão ambiental da Plataforma Continental Jurídica Brasileira e, em áreas internacionais adjacentes.

O encontro reuniu especialistas de países de língua portuguesa
Ivo Pessanha falou sobre os programas de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica Brasileira (REMPLAC); de Prospecção e Exploração de Recursos Minerais da Área Internacional do Atlântico Sul e Equatorial (PROAREA).  E do projeto que está sendo realizado para mapear ocorrência de diamante na foz do rio Jequitinhonha. “Esse projeto busca entender o processo de transporte e acumulo de minerais pesados e sua contribuição para a formação de depósitos secundários de diamante”, disse Pessanha.

O mar e suas riquezas é tema do III Congresso Mares da Lusofonia.   Durante o evento os congressistas participaram de palestras, conferências, painéis e debates sobre as possibilidades de exploração sustentável do mar para os diversos países Lusófonos. O encontro que conta com o apoio da Marinha do Brasil e de Portugal, começou segunda-feira, (20/5) e termina hoje, (23/5) com debate sobre segurança do mar.