sexta-feira, maio 17

Nova sistemática na gestão de processos de contratos



Técnicos da Dicont durante videoconferência
com gestores da Sureg/BH
A Diretoria de Administração de Finanças (DAF) está modernizando os processos de trabalho em busca de resultados que visem atender a nova realidade da empresa. No começo deste mês, o analista em geociências Saulo Anacleto assumiu a chefia da Divisão de Contratos (Dicont). Sua missão é criar uma nova sistemática na gestão dos contratos da instituição e preparar à área para administrar o crescente número de contratos firmados pela CPRM para atender demandas do governo, que vão desde levantamentos geológicos, mapeamento de áreas de risco, geologia marinha, e combate à seca no Nordeste.

De acordo com Anacleto foi organizada uma força tarefa que em uma semana concluiu a repactuação de 31 processos em vigor. “A equipe de profissionais que atuam na Dicont estão empenhados no processo de transformação da Divisão. Estamos trabalhando uma nova cultura de gestão de contratos, onde seremos o elo entre a área administrava e técnica”, avalia o novo gestor.

Reunião de trabalho discute andamento de processos

Uma novidade segundo Anacleto é a criação de sala de situação para eliminar eventuais  pendências na área de contratos com as unidades regionais. A primeira iniciativa foi realizada com a Superintendência de Belo Horizonte. Na ocasião, técnicos da Dicont realizaram reunião por videoconferência com gestores da unidade para esclarecer dúvidas e discutir o andamento dos processos.

Para Anacleto os gestores das unidades regionais terão papel fundamental nesse processo de modernização da gestão. “Eles serão responsáveis por instruir seus respectivos processos e encaminhá-los à Dicont com todos os pré-requisitos legais para elaboração do contrato”, avisa Anacleto.

Para aprimorar o trâmite de processos na divisão foi criada uma secretaria para receber, expedir e controlar toda documentação encaminhada para o público interno e externo. “Por determinação do DAF essa secretaria também cumprirá o papel de filtro para checar a documentação proveniente das unidades. Caso haja pendências o processo será devolvido,” explica Anacleto.

Outra novidade diz Anacleto é a criação do e-mail institucional: dicont@cprm.gov.br para facilitar a comunicação com as unidades regionais.   A Dicont agora enviará matérias para publicação no Diário oficial da União por meio de sistema eletrônico. “Com o acesso ao sistema vamos eliminar a burocracia. Antes, esse processo era feito de forma manual”, destaca Anacleto.
  
Segundo Anacleto, um dos pilares da nova gestão da Dicont é a busca de parcerias com outras áreas da empresa para construção de novas ferramentas de gestão e celeridade nos processos, como por exemplo, a Consultoria Jurídica e o Departamento de Informações Institucionais (Deinf).