quinta-feira, maio 9

Mapa de Risco é tema de reunião entre a CPRM e a Defesa Civil da Bahia

Diretor-presidente Manoel Barretto, superintendente 
Teobaldo Rodrigues e coordenador estadual Salvador Brito


O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto acompanhado do superintendente regional Teobaldo Rodrigues estiveram reunidos sexta-feira (03/05), em Salvador, com o coordenador estadual de Defesa Civil do Estado da Bahia, Salvador Brito.

Na ocasião foram discutidos os trabalhos que a CPRM vem desenvolvendo no município de Lapão na Bahia, sobre os eventos geológicos, hidrogeológicos e geofísicos que vem ocorrendo no município. Lapão fica localizado cerca de 476 km de Salvador, na região conhecida como micro região de Irecê, e apresenta histórico de abatimento.


No mês de março uma equipe multidisciplinar da CPRM esteve na cidade para estudar os problemas de subsidências ocorridos na região, setorizar as áreas de riscos e fazer uma avaliação hidrogeológica.  Os resultados dos estudos estão em fase final de integração e interpretação dos dados e espera-se que até o final do mês os mesmos sejam apresentados a população e as autoridades regional e estadual.

Também nesta reunião Manoel Barretto falou sobre os municípios baianos onde a CPRM já desenvolveu Mapeamento de Risco e sobre as próximas localidades a serem mapeadas dentro do Programa de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, do Governo Federal.