segunda-feira, abril 8

Litoteca e Laboratório de Análises Minerais serão referência na Amazônia



Diversas autoridades prestigiaram o evento

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) inaugurou na Superintendência Regional de Manaus, moderno Laboratório de Análises Minerais e Litoteca que vão preservar o acervo de amostras de rochas e sedimentos coletados pela instituição na Amazônia durante 40 anos. O Laboratório faz parte da Rede LAMIN e está equipado com tecnologia de ponta para analisar a qualidade da água da região.  Já a Litoteca de Manaus também faz parte de uma rede que busca conservar e difundir o conhecimento geológico do País.  Durante o evento foi prestada também homenagens a ex-empregados que ajudaram a construir a história da CPRM.


A solenidade de inauguração foi realizada na sexta-feira (5/4), e contou com a presença de autoridades estaduais, municipais e do governo federal. Entre os presentes, o diretor-presidente Manoel Barretto, os diretores Antônio Carlos Bacelar e Thales Sampaio, e o superintendente Marco Antônio de Oliveira; o diretor da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do MME, Luiz Fernando Magalhães, que representou o secretário Carlos Nogueira; o secretário de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos do Estado do Amazonas, Daniel Borges Nava;  o diretor-geral   do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, Rogério Guedes;  o diretor do DNPM Jomar Feitosa; o deputado Sinésio Campos representou a Assembleia Legislativa do Amazonas na cerimonia.

O deputado Sinésio Campos conhece o laboratório
Em seu discurso, o diretor-presidente Manoel Barretto destacou a importância da implantação da litoteca e do laboratório. Segundo ele, a inciativa terá grande relevância para alavancar o setor mineral na Amazônia com o novo marco regulatório do setor mineral brasileiro.  “O laboratório e a litoteca serão referência na Amazônia na realização de pesquisas científicas que irão contribuir para desenvolver a região”, disse.  Barretto disse ainda que o acervo da litoteca está disponível para consulta da comunidade acadêmica. “Nosso acerco possui 60 mil amostras de rochas, 15 mil laminas petrográficas e 3 mil alíquotas geoquímicas, que estão disponíveis para consulta”, disse, lembrando que os recursos para construção e aquisição de modernos equipamentos são oriundos do PAC.

Diretor Bacelar entrega placa de homenagem à família 
de Marcos Antônio Maron
Para o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar, responsável pela implantação da rede de litotecas e de laboratórios de análises minerais. O laboratório vai aumentar significativamente o patamar científico na região Norte. “Vamos disponibilizar dados confiáveis para instituições governamentais e empresas privadas”, disse.  De acordo com o diretor, a litoteca de Manaus irá preservar o conhecimento geológico do País.

Homenagens - Durante a solenidade a CPRM homenageou ex-empregados que prestaram relevantes serviços à instituição. A senhora Rosângela Maron, viúva do geólogo Marcos Antônio Maron, recebeu uma placa de reconhecimento pelo importante papel desenvolvido por Maron. Os familiares dos geólogos Manoel Roberto Pessoa e Geraldo Manoel da Silva participaram dos descerramentos das placas de inauguração do laboratório e litoteca, que respectivamente levam os nomes dos geólogos. 

A solenidade reuniu cerca de 250 convidados