Diretor
Eduardo Santa Helena durante palestra
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O diretor de
Administração e Finanças, Eduardo Santa Helena, participou, na sexta-feira 19/4,
do encerramento do Seminário de Planejamento, promovido pela Superintendência Regional
de Salvador. O diretor estava acompanhado da chefe do Departamento de Recursos
Humanos, Ester de Paiva Virzi, e do assessor Leonardo Cusnir. Santa Helena parabenizou o superintendente Teobaldo Rodrigues, e o novo gerente de
Administração e Finanças da unidade, Renato dos Santos, pela iniciativa, que
segundo ele, deve ser seguida pelas demais unidades regionais. Os empregados participaram ativamente do seminário,
que contou com presença do diretor-presidente, Manoel Barretto durante a
abertura.
O diretor
fez uma palestra que
abordou a importância do planejamento para aperfeiçoar os processos de gestão
na empresa. Ele falou também sobre os desafios e metas da DAF para 2013, entre
elas, citou a realização do concurso público, ainda este ano, investimentos
para melhorar a infraestrutura das unidades regionais, alinhamento do PCCs,
implantação do programa de treinamento e desenvolvimento gerencial, aquisição do
sistema informatizado de RH, novo modelo para planejar compras coorporativas da
empresa, a continuidade do projeto DAF itinerante e CPRM Sustentável, cujas
ações já estão em andamento.
O superintendente Teobaldo Rodrigues destacou a importância do diretor no seminário |
Santa Helena apresentou balanço da evolução orçamentária
da CPRM de 2003 a 2013, destacando que a instituição vem a cada ano, recebendo
recursos significativos do PAC para investir em projetos, sendo que, isso
implica a necessidade de modernização da gestão. “Para sermos mais eficientes
precisamos planejar”, disse o diretor, enfatizando que, outra meta da DAF é
promover cada vez mais a integração entre à área finalística e administrativa. “Estamos revendo processos de trabalho e vamos
fazer uma reestruturação organizacional para modernizar e aperfeiçoar os
instrumentos de gestão”, afirmou o diretor.
“Vamos ter ainda
este ano uma política de compras nacional com calendário definido para
realização das compras coorporativas. Já estamos conversando com a área técnica
para mensurar cada demanda”, disse o diretor ao explicar o novo modelo de
compras de produtos e bens, que está em fase de implantação, visa à economicidade e eficiência nas compras realizadas pela
empresa. O novo modelo vai sistematizar as demandas das unidades regionais,
aperfeiçoar o controle e a gestão na aquisição de bens, serviços e produtos. “O
processo de compras continuará descentralizado. No entanto, vamos elaborar um
plano anual de compras para planejar e definir prioridades”, disse o diretor,
destacando que a CPRM já conta com uma empresa contrata para realizar a
manutenção de toda frota de veículos.
Reunião com gerentes
para discutir
assuntos
administrativos
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Concurso público - o diretor destacou que para atender as novas demandas do governo a CPRM
precisa ampliar sua força de trabalho. Para isso, em breve será lançado edital
para contratação por meio de concurso público de 355 novos profissionais. Serão
208 vagas para pesquisador, 68 de analista, e 79 para técnicos. “Vamos investir
também na capacitação e no desenvolvimento gerencial dos empregados que já
estão na empresa”, disse. Ele adiantou que o concurso busca trazer para a
empresa os melhores profissionais do mercado.
Segundo o
superintendente Teobaldo Rodrigues, a CPRM está em um momento de mudanças radicais
e o seminário busca criar uma nova cultura de planejamento na unidade. “Esse seminário buscou apresentar aos
empregados um panorama nacional e também regional das atribuições da empresa,
nossos desafios e uma visão de futuro”, avaliou o superintendente. Durante o
seminário o gerente de Administração e Finanças da unidade, Renato dos Santos
apresentou um diagnóstico de sua área. Ele falou sobre os princípios que regem
a Administração Pública e a importância do planejamento. “Esse seminário ajuda na tomada de
consciência”, disse. O gerente também
apresentou as metas da superintendência, citando a construção da litoteca em
Feira de Santana, e a construção de uma sede definitiva, almoxarifado único e
uma gestão de documentos mais eficiente.
Encontro com
representantes da Associação
dos Empregados da Superintendência
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Empregados aprovam o seminário - Roberto Cardoso Linhares trabalha
na seção de material da unidade, ele avalia que, o evento foi importante, pois
buscou integrar os profissionais da unidade e possibilitou conhecer o trabalho
das diversas áreas da Superintendência. “Também foi importante conhecer as
diretrizes da empresa par saber como a gente pode colaborar mais com a
instituição”, disse Linhares. Ele destaca que durante o seminário percebeu o
quanto o planejamento é fundamental para que a empresa possa alcançar suas
metas e atender as novas demandas do governo. Luciana Barbosa trabalha na área
administrativa, ele avalia que o evento serviu para mostrar aos empregados os
novos desafios da CPRM e a importância do trabalho da empresa para a sociedade.
“Foi muito interessante conhecer o perfil da CPRM e a importância do nosso
trabalho”, disse Luciana.
Reuniões - Durante sua passagem pela Superintendência o diretor se reuniu com o superintendente
Teobaldo Rodrigues e gerentes para discutir assuntos relacionados a área
administrativa e gestão de pessoas. Santa Helena participou também de encontro
com membros da Associação dos Empregados da Superintendência de Salvador. Na
ocasião, o diretor tratou das demandas da entidade, que pleiteia a instalação
de uma creche na unidade, no modelo da que existe no Escritório do Rio de
Janeiro. O diretor também participou de encontro dos empregados com a gerente
de relacionamento do BB Previdência, que explicou aos empregados as regras e os
benefícios do plano.
Visita a obras da unidade – Santa Helena visitou ainda o canteiro de obras da construção do módulo da gerência de
Hidrologia e Gestão Territorial, da Superintendência. A obra de 736,0m2 está inserida no PAC e abrigará 50
profissionais, entre pesquisadores, técnicos e analistas. O diretor estava acompanhando do gerente Gustavo Carneiro,
responsável pela obra, do superintendente Teobaldo Rodrigues.
Visita ao canteiro de obras do módulo
que vai abrigar a gerência de
Hidrologia e Gestão Territorial da unidade
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