quinta-feira, abril 18

Belo Horizonte sedia 1ª Oficina sobre Cromatografia Iônica

Welington Magalhães fala sobre curvas de calibração
aplicadas à cromatografia iônica

A Rede de Laboratórios de Análises Minerais do Serviço Geológico do Brasil (Lamin-CPRM) realizou, no período de 15 a 17 de abril, na sede da Superintendência Regional de Belo Horizonte, a 1ª Oficina sobre Cromatografia Iônica.

O objetivo do encontro foi discutir os procedimentos executados pela rede Lamin em todo o país; a padronização desses procedimentos; e as atualizações analíticas da rede.

No primeiro dia de oficina, foram abordados os temas “Amostragem e Preservação”, envolvendo as normas standard Methods; as normas handbook of water analysis; análise dos documentos do Lamin; e a revisão dos documentos.  Também os participantes acompanharam o tema “Revisão dos Procedimentos de Análises por Cromatografia Iônica (CI)”, com a apresentação das instruções de trabalho utilizadas em cada unidade; apresentação dos procedimentos de validação de cada unidade; e discussões e homogeneização de procedimentos. Ao final do dia foi abordado o “Controle de Qualidade Analítico”, focalizando o uso de cartas controle; brancos de campo e laboratório; cartas controle dos brancos de campo e incerteza.

No segundo dia, no período da manhã, o professor Welington Ferreira de Magalhães, do Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentou a palestra “Curvas de Calibração Aplicadas à Cromatografia Iônica”. À tarde, houve apresentação e discussão dos resultados do I e II Interlaboratoriais da Rede Lamin.

No último dia, os participantes acompanharam uma palestra sobre cromatografia iônica, apresentada pelo especialista de aplicação, Marc Yves Chalon, da empresa Thermo Fisher, representante da marca Dionex. Após a palestra, os analistas reuniram-se para discussões finais e encerramento da oficina.

Segundo Magda Pinto, analista em Geociências da Rede Lamin-BH, o evento foi uma oportunidade para discutir e padronizar os procedimentos efetuados nas diversas unidades da Rede Lamin-CPRM.

Participaram da oficina, analistas dos laboratórios de Belo Horizonte, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.