terça-feira, abril 30

Belém apresenta sistema de controle de amostras para unidades da Rede Lamin

Participantes do Encontro Técnico da Rede Lamin

A Superintendência Regional de Belém realizou, na última semana, o Encontro Técnico da Rede de Laboratório de Análises Minerais (Lamin). A abertura foi realizada através de videoconferência pelo coordenador nacional dos Laboratórios, geólogo José Leonardo Andriotti. O Encontro teve como objetivo apresentar a toda a Rede Lamin o “Sistema de Controle de Amostras”.

Estiveram em Belém representantes de todos os Laboratórios da Rede, que trouxeram suas sistemáticas de controle, para uma possível integração com o Sistema desenvolvido em Belém.

Denise Lobato juntamente com participantes no 
treinamento do Sistema de Controle de Amostras

O Sistema é uma forma automatizada e informatizada dos processos de controle de entrada e saída das amostras dos projetos e todo o histórico de procedimentos realizados com cada amostra trazida para a Superintendência, pelos projetos.  

Algumas das facilidades que o Sistema permitirá: inclusão, alteração e exclusão de todas as Fichas de Encaminhamento de Amostras (FEAs)  + Requisições de Análises (RAs)  de projetos históricos e atuais; geração automática de números de lote, de requisição de análise e números de Laboratório; geração de um único documento contendo a Relação das Amostras e os procedimentos a serem executados; disponibilidade de consulta do status da RA, pelo número da RA, número de campo, número de laboratório e número de lote; disponibilização dos projetos trabalhados por cada coletor; possibilidade de visualização do Resultado Analítico; geração de relatório, por número de amostras, natureza, projetos, laboratórios internos e externos; futuramente, serão gerados os relatórios de produção para relatórios mensais.

A iniciativa facilitará os trabalhos da Rede LAMIN, não somente na geração dos procedimentos automatizados, como também no resgate de informações históricas das amostras.
José Reinaldo e Tomaz Lobato (Geride-BE)

Como próximos passos, estão previstos: a entrada dos dados históricos, para consolidação dos Bancos de Dados e a extensão do Sistema para os trabalhos dos Laboratórios de Água.

O encerramento do evento contou com a presença do coordenador nacional dos Laboratórios José Andriotti (através de videoconferência  e do superintendente Regional de Belém, Manfredo Ximenes.