quinta-feira, abril 25

Barretto faz apresentação em audiência pública na Câmara dos Deputados

Manoel Barretto, deputada Fátima Pelaes
e deputado Luiz Carlos

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Manoel Barretto, acompanhado do superintendente regional de Manaus, Marco Antonio Oliveira, participou nessa quarta-feira (24/4) da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que analisa a reconstrução do Porto de Minério da ICOMI, no Amapá.

Participantes da audiência pública
Barretto, Wilson Coelho Filho, diretor de Planejamento Portuário da Secretaria de Portos e o superintendente do Departamento Nacional de Produção Mineral do Amapá, Antônio da Justa Feijão foram convidados para falar sobre o acidente que causou a morte de seis trabalhadores no último dia 28 de março, quando o Porto em Santana (AP) desmoronou, levando também para o fundo do rio Amazonas caçambas, carregadeiras e caminhões.

Na apresentação, Barretto saudou os presentes, agradeceu o convite e informou que uma equipe da CPRM esteve no local do acidente para colher mais informações para os deputados. Barretto mostrou diversas fotos das áreas afetadas pelo deslizamento.

O superintendente Marco Antonio, juntamente com a geóloga Diane Fonseca e o hidrólogo Victor Paca da Superintendência Regional de Belém, estiveram na área da tragédia, realizaram levantamentos batimétricos e análises do terreno. Marco Antonio explicou que para identificar as causas do fato seria necessário um estudo mais detalhado.   

Barretto faz apresentação aos deputados
A Comissão, formada por deputados federais, foi criada no início do mês para acompanhar as ações e medidas que envolvam a empresa Anglo Ferrous Amapá Mineração Ltda, o Estado do Amapá e União Federal para reconstrução do Porto de Minério da Iconi e demais danos decorrentes da tragédia.

A deputada federal, Fátima Pelaes é a presidenta da Comissão, que tem como relator o deputado Luiz Carlos. "Vamos verificar também o tratamento e a assitência às famílias das vítimas. Devemos nos unir para que acidentes como esse não se repitam", falou a deputada Pelaes. 


Superintendente Marco Antônio e diretor Manoel
Barretto