sexta-feira, março 22

Superintendência de Porto Alegre comemora Dia Mundial da Água


Marcos Alexandre Freitas e Roberto Kirchheim fizeram 
palestras em eventos comemorativos ao Dia Mundial da Água

No dia 20 de março, a Superintendência de Porto Alegre (Sureg-PA) comemorou o Dia Mundial da Água promovendo a palestra “Ação Emergencial – Seca do Nordeste 2012: Relatos e Experiência”.

Ministrada pelo geólogo Roberto Kirchheim em parceria com o geólogo Heinz Trein e o técnico Bruno Schiehl, a palestra abordou o contexto, a sistemática e os resultados desta ação, desenvolvida ao longo de cerca de 20 dias de trabalho de campo, sob a coordenação da Superintendência de Recife (Sureg-RE).

Durante a atividade, cada equipe responsabilizou-se em desenvolver o diagnóstico das fontes e possíveis alternativas de abastecimento em um grupo de municípios fortemente impactados pela estiagem. Kirchheim comentou sobre a importância institucional da ação e a visibilidade obtida pela CPRM em nível nacional. Do ponto de vista pessoal o técnico destacou tratar-se de uma oportunidade de conhecer a fundo a nova realidade técnica, social e cultural. O desafio, entretanto, consiste em migrar de uma ação emergencial para um envolvimento da CPRM de caráter mais integrado e de longo prazo, destacou.


Seminário das Águas em Santa Catarina

Também em comemoração ao Dia Mundial da Água, o geólogo Marcos Alexandre Freitas, responsável pela Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial de Porto Alegre (Gehite-PA), ministrou a palestra "Águas Subterrâneas" no Seminário das Águas, no município de Xanxerê, no estado de Santa Catarina.

Realizado no dia 21 de março, o seminário foi organizado por diversas entidades, entre elas o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó - Irani e órgãos de Xanxerê. Segundo os organizadores, o objetivo do evento propor a criação de um debate permanente sobre águas superficiais e o aquífero Guarani, bem como discutir o planejamento do uso dos recursos hídricos, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável do município e região.

Já no dia 22 de março, Marcos Alexandre proferiu uma palestra no município de Cordilheira Alta (SC), em evento onde foram tratados assuntos como o aproveitamento das águas de chuva, utilização de cisternas, qualidade das águas de fontes e águas subterrâneas no oeste de Santa Catarina.