quarta-feira, março 6

Palestra dá início as primeiras comemorações do Dia Internacional da Mulher

Sandra Schneider fez a abertura da palestra

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontece no dia 8 de Março, o Comitê de Pró-Equidade de Gênero e Raça realizou palestra na manhã desta terça-feira (05/03), no Salão Nobre do escritório do Rio de Janeiro. A coordenadora do comitê, Sandra Maria Schneider, convidou a ouvidora Cinara Santos para falar sobre “A Mulher e o Laço Social”, tema de tese de mestrado, concluído recentemente pela ouvidora.

Cinara apresentou pontos do estudo que aborda histórico de preconceito  e desigualdade sociais entre gêneros.  A ouvidora falou sobre a relação da mulher com o trabalho, e ainda mostrou diferenças do “poder” feminino do século XIX até hoje.   Ela avaliou  a importância das reuniões e eventos do comitê dentro da empresa, “Realizei  este estudo e trouxe aqui para todos poderem ver os resultados”, disse Cinara.

A pesquisa, cujo objeto de estudo partiu do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da empresa, abordou o papel da mulher nos mais diversos períodos históricos, principalmente sua relação com o trabalho e família. E buscou na teoria psicanalítica a resposta para a angústia enfrentada pela mulher ao tentar conciliar sua vida profissional e pessoal.

Para entender a posição da mulher contemporânea, Cinara utilizou-se da teoria psicanalítica postulada por Sigmund Freud e Jacques Lacan para trabalhar com o conceito do sujeito mulher na psicanálise e seu papel no laço social. Ao final da apresentação, agradeceu o apoio dos familiares, amigos e da diretoria da CPRM, revelando que, quando coordenadora do comitê, ouviu muitas mulheres da empresa, e suas reivindicações enquanto mãe, trabalhadora e chefe de família. Estes relatos a incentivaram a escolher o tema de sua dissertação.

As atividades do comitê continuam durante a semana, com o Cine Equidade, que trará o filme “Educação”, para mais uma reflexão com os/as colaboradores (as) da empresa.