sexta-feira, março 22

Exposição sobre geologia marinha será realizada no Rio de Janeiro



A exposição sobre geologia marinha acontece em maio no píer da Praça Mauá. Paralelo ao evento também será realizado seminário que vai reunir pesquisadores brasileiros, e da comunidade internacional, além de autoridades do governo. Juntos eles irão discutir e debater as mais recentes pesquisas marinhas voltadas para o meio ambiente, biodiversidade e potencial mineral dos oceanos.  

A exposição também contará com navio japonês Yokosuka, que estará atracado no píer para visitação. O navio traz a bordo, o submersível Shinkai 6500, que vai levar pesquisadores brasileiros para conhecer o leito marinho de áreas do Atlântico Sul. O evento faz parte da cooperação técnica entre o Brasil e Japão, e conta a parceria da Marinha do Brasil.

Durante a exposição o Serviço Geológico Brasil (CPRM) irá exibir amostras de rochas, equipamentos e fotografias das expedições que estão sendo realizadas pela instituição, e envolve várias ações de pesquisa tanto na plataforma continental jurídica brasileira, quanto em águas internacionais. O projeto é considerado estratégico para o governo porque além de ampliar a presença do País no Atlântico, busca mapear a ocorrência de depósitos minerais e avaliar o potencial mineral da região.

A programação do evento foi discutida nesta quinta-feira (21/3), no escritório da CPRM, no Rio de Janeiro. A reunião contou com presença de representantes dos parceiros envolvidos no projeto. O Ministério de Relações Exteriores também participou da reunião por videoconferência. De Brasília o secretário da Divisão de Ciência e Tecnologia do Itamaraty, Thiago Carvalho de Medeiros, acompanhou a definição da programação da exposição.

O encontro contou com presença do diplomata responsável pela área de  Ciência e Tecnologia da Embaixada do Japão, Takayoshi Fukuyo, do Cônsul Seção Econômica, Hirokazu Tanaka, e da pesquisadora especial, Shizuka Kishi, ambos do Consulado Geral do Japão no Rio. Pela Marinha, o Comandante Carlos Leite, da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar –SECIRM. A reunião foi conduzida pela Chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais – ASSUNI, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, e contou participação do chefe do Departamento de Relações Institucionais – DERID, Ernesto von Sperling, da pesquisadora de geociências da ASSUNI, Fátima Nascimento, e do analistas de geociências, Luís Fernando Barbosa de Almeida e Luciana Albuquerque Belém; além de representante da empresa responsável pela administração do porto.