sexta-feira, janeiro 25

Ouvidora da CPRM defende estudo sobre o papel da mulher na sociedade

A banca no pronunciamento de aprovação da pesquisa


A ouvidora, Cinara Santos, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), defendeu na Universidade Veiga de Almeida (RJ), nesta ultima sexta-feira (18/01), a dissertação de mestrado “Mulher e o laço social”, onde discorreu sobre o papel da mulher na sociedade. Sua pesquisa, cujo objeto de estudo partiu do programa Pró-Equidade de Gênero e Raça da empresa, abordou o papel da mulher nos mais diversos períodos históricos, principalmente sua relação com o trabalho e família. E buscou na teoria psicanalítica a resposta para a angústia enfrentada pela mulher ao tentar conciliar sua vida profissional e pessoal. 


Para entender a posição da mulher contemporânea, Cinara utilizou-se da teoria psicanalítica postulada por Sigmund Freud e Jacques Lacan para trabalhar com o conceito do sujeito mulher na psicanálise e seu papel no laço social.  No final da sua apresentação, agradeceu o apoio dos familiares, amigos e da diretoria da CPRM, revelando que, quando coordenadora do comitê, ouviu muitas mulheres da empresa, e suas reivindicações enquanto mãe, trabalhadora e chefe de família. Estes relatos a incentivaram a escolher o tema de sua dissertação.
Rosane Melo, Vera Pollo, Cinara Santos e Maria Helena




A banca, composta pelas professoras doutoras em psicanálise, Rosane Melo (UFRRJ), Maria Helena Martinho (UVA) e Vera Pollo (UVA), aprovou sua dissertação com louvor, por trazer conclusões importantíssimas para um melhor entendimento da mulher na sociedade. Cinara Santos iniciou sua trajetória na CPRM em 2003 como coordenadora da Assessoria de Comunicação no Rio de Janeiro. Por dois anos coordenou o Comitê de Pró-equidade de Gênero e Raça e, em 2009, passou a ocupar o cargo de ouvidora.