quinta-feira, novembro 22

Unidades da CPRM participam de Seminário de Avaliação e Planejamento

Superintendentes e chefes das Residências
Os superintendentes e chefes das Residências da CPRM estão reunidos, em Brasília, no Seminário de Avaliação e Planejamento. O diretor-presidente, Manoel Barretto, os diretores Antonio Bacelar e Eduardo Santa Helena, coordenadores e assessores participam do encontro.

Barretto fez a abertura do evento, saudou os representantes das unidades e destacou a importância da iniciativa. “Estamos aqui para integrar, trocar experiências, identificar dificuldades e definir o futuro da empresa”, falou.

Hoje a visibilidade da CPRM é outra, somos referência para o Governo Federal. Um exemplo é a questão das áreas de risco, fomos chamados pela presidente Dilma Rousseff e ela pediu para aumentarmos o número de geólogos no campo. Isso demonstra o reconhecimento do trabalho de todos e todas da empresa. Atualmente, nossos projetos são estratégicos para o Brasil e têm visibilidade internacional”, comemorou Barretto.  

Já foram mapeadas áreas de risco em 261 municípios e até o final do ano serão 286. Mais de 820 municípios críticos receberão a visita de pesquisadores até 2014. O levantamento aponta até o momento 5.116 setores de risco, 299.667 mil moradias atingidas, 1.261.694 mil pessoas morando sob riscos de deslizamentos e enchentes.

O diretor Antonio Bacelar reforçou a importância do momento que a empresa passa. “Temos que ter agilidade para assumirmos novas missões e funções. É um novo momento e um novo rumo”, disse Bacelar.   
  
Diretores Santa Helena, Manoel Barretto e Antonio Bacelar
Na sua apresentação, o diretor-presidente Barretto falou sobre o Marco Regulatório e Projetos Estratégicos. Destacou o importante papel das Superintendências e das Residências. “Vocês são o corpo da CPRM, nossos projetos dependem de vocês. Temos que monitorar os projetos e abraçar cada vez mais nossas tarefas, com dedicação e empenho”, complementou. Para Barretto a empresa vive um momento único, de avanços e conquistas. Um dos objetivos do evento é discutir e definir investimentos nas unidades, unir e organizar o trâmite operacional.

“É um encontro para avaliar o que fizemos em 2012 e refletir sobre desafios que estão por vir em 2013, principalmente na questão do planejamento para que ações aconteçam de uma forma mais programada”, explicou Santa Helena. O diretor citou ainda o Projeto DAF Itinerante, que visa não só melhorar os processos de trabalho na área administrativa e financeira nas unidades, mas também aproximar a DAF das áreas finalísticas, minimizando os problemas do dia-a-dia.

“Considero um seminário importante e o ideal é que aconteça duas vezes por ano. É uma oportunidade única para discutir os problemas com os colegas e diretores, problemas que na maioria são comuns e que sozinhos não conseguimos resolver. Nosso estado trouxe o que estamos concluindo e o que vamos fazer no ano que vem”, disse a superintendente de Goiânia, Maria Abadia Camargo.

“Viemos fazer uma avaliação do ano de 2012 na unidade da CPRM em Belém, pois tivemos nos últimos anos uma ampliação de trabalho enorme. Participamos também do mapeamento geológico do Maranhão, uma área grande. As equipes conversaram bastante e entraram em mais de um projeto. Felizmente, estamos com nível elevado de execução nos projetos deste ano”, disse Manfredo Ximenes, superintendente de Belém.

Diretor-presidente Manoel Barretto
Ainda pela manhã, aconteceu um debate sobre os desafios, onde os superintendentes e chefes puderam perguntar e relatar dificuldades das unidades. Foi um momento para sugerir e ouvir as repostas dos diretores, que apresentaram as ações definidas no Planejamento da Diretoria Executiva da CPRM.

No período da tarde, o auditor interno, Juliano Oliveira fará uma apresentação sobre a Auditoria Governamental – Governança Corporativa. E após, os participantes vão falar sobre as ações em andamento e principais problemas operacionais nas unidades.  O evento termina amanhã às 13horas com a Avaliação do Seminário.  A organização ficou por conta da coordenadora executiva da Diretoria de Relações Institucionais, Michelle Araujo.