quinta-feira, novembro 8

Professor da Fundação Dom Cabral realiza trabalho de gestão estratégica com técnicos do Serviço Geológico

Estevão Anselmo fala sobre gestão estratégica
e gestão de projetos
Para capacitar a equipe da Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial (DHT) em gestão estratégica, o seminário da DHT, realizado nos dias 7 a 9 de novembro, em Natal (RN), contou com um treinamento coordenado pelo professor Estevão Anselmo, da Fundação Dom Cabral (FDC).

O objetivo foi orientar os participantes de como desenvolver os projetos da empresa com a finalidade de se alcançar os resultados esperados. Durante o treinamento a equipe da DHT recebeu orientação para a utilização na execução de uma metodologia de gestão estratégica com domínio dos elementos estruturantes para a sua consecução.

O treinamento foi desenvolvido com vistas a identificação do arcabouço negocial; e como se estruturam os setores de atuação para a realização dos objetivos da empresa. Além da busca do entendimento das metas e objetivos definidos da CPRM, os participantes foram instados a buscar o entendimento das tendências, desafios e expectativas dos diferentes públicos usuários dos produtos e serviços gerados pela instituição.

Apresentação de trabalho em grupo
No primeiro dia do treinamento, a equipe da DHT lidou com conceitos sobre as referências estratégicas da empresa como: a missão, a visão e os valores. A partir daí, os participantes foram divididos em grupos onde elaboraram o mapa estratégico da DHT, com análise das atividades; dos problemas enfrentados; e apontando as soluções com base nos itens: clientes/sociedade, processos internos, orçamento e aprendizado e crescimento, seguindo uma ordem contemplando: objetivos, indicadores, metas e iniciativas.

No segundo dia, estudaram a gestão de projetos em contraposição à gestão estratégica, diferenciando os procedimentos adotados na estrutura da gestão de projetos, com foco na iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento. “Um projeto é um esforço temporário realizado para criar um produto ou serviço executivo”, acentuou Anselmo. Continuando, ele explica que por definição um projeto tem por característica ser único, possuir meio e fim.  Ao final, os técnicos se reuniram novamente em grupo para construírem um projeto com base na metodologia organizada pelo professor da FDC, e após a finalização ocorreu a apresentação de cada projeto seguido de debates.