O diretor da DGM/CPRM, Roberto Ventura, fala
aos
participantes durante a abertura do simpósio
|
Com o tema central abordando questões da “Geofísica Terrestre”, a Sociedade Brasileira de Geofísica está realizando, no período de 27 a 29 de novembro, o V Simpósio Brasileiro de Geofísica, em Salvador (BA).
Durante o evento, estão sendo debatidos temas como a Geofísica da Exploração Mineral; Geofísica da Exploração de Hidrocarbonetos; Geofísica da Terra Sólida; Geofísica Arqueológica, Forense e do Meio Ambiente; Geofísica Regional; e Geofísica Rasa.
Representando o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, participou da mesa de abertura. Na ocasião, ele fez um balanço das ações da CPRM, dos projetos e programas desenvolvidos e a política do governo para o setor.
Segundo os organizadores do evento, a ideia da realização do simpósio surgiu da necessidade de um evento nacional de Geofísica nos anos intercalados aos do Congresso Internacional da SBGf. O objetivo principal é promover a discussão, num contexto regional, dos temas científicos de interesse para a academia e a indústria.
Além das palestras e apresentações orais, o simpósio conta com sessões pôsteres, com dezenas de trabalhos abordando o temário do encontro.