José Carlos da Silva, Frederico Peixinho,
Francisco Correia Filho e José Márcio Henrique Soares, no lançamento do atlas |
Executado pela Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) lançou, na quinta-feira (25/10), como parte do Projeto Cadastro de Fontes de Abastecimento por Água Subterrânea, o Atlas Digital dos Recursos Hídricos Subterrâneos do Estado do Maranhão.
Inserido no Programa de Água Subterrânea, e executado para o Ministério de Minas e Energia (MME), o projeto visa o aumento da oferta hídrica para a região Nordeste, com foco em ações direcionadas para inclusão social e redução das desigualdades sociais, tendo como prioridade estabelecer ações integradas com outras instituições. Entre as metas, está assegurar a ampliação dos recursos naturais e, em particular, dos recursos hídricos subterrâneos, de forma compatível com as demandas da região nordestina.
Para o chefe do Departamento de Hidrologia da CPRM, Frederico Peixinho, a importância do lançamento do atlas está no fato de que o Estado do Maranhão passa a ter, a partir de agora, um levantamento completo da situação dos poços existentes no estado. “Esse produto faz parte da meta da CPRM de dispor uma base de dados nacional de poços altamente confiável e necessária para apoiar as políticas de recursos hídricos dos estados da federação”, ressalta Peixinho.
O Atlas do Maranhão, que apresenta dados sobre a situação de poços por cada município do estado, é um grande reforço para o fortalecimento da gestão dos recursos hídricos do Maranhão. “Além do lançamento no Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, iremos realizar um grande evento no Maranhão, com a participação do MME, das diretorias da CPRM e dos gestores e representantes políticos do estado e municípios, de forma a internalizar, tanto no plano político quanto no técnico, a valorização da utilização da informação hídrica subterrânea para as ações de infraestrutura hídrica do estado”, anunciou Peixinho.
O cadastramento de fontes de abastecimento por água subterrânea do Maranhão foi realizado pela Residência de Teresina da CPRM, sob a coordenação do chefe da Residência, Francisco das Chagas Lages Correia Filho, e contou com a ampla participação das secretarias de estado do Governo do Maranhão.
Além do Maranhão, na região norte do país, até o momento, já foram lançados atlas de todos os estados do Nordeste. A CPRM está também organizando as bases de dados para que sejam lançados, futuramente, os atlas dos demais estados brasileiros.