quinta-feira, outubro 11

Debate sobre a Rede AgroHidro marca o primeiro dia do seminário

Debatedor Humberto Ribeiro da Rocha e Coordenadoras,
Luciana Londe e Selma de Castro
Durante o primeiro dia do seminário “Água: Desafios para sustentabilidade da Agricultura” que esta sendo realizado no Rio de Janeiro no escritório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), os pesquisadores participaram de debate sobre a dinâmica do uso da terra e suas implicações nos recursos hídricos e na sustentabilidade da agricultura, debatido pelo professor Humberto Ribeiro da Rocha da Universidade de São Paulo (USP). A analista de pesquisa do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEM), Luciana Londe, e a professora Selma de Castro da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram as coordenadoras.

Pesquisador participa com perguntas
Humberto levantou diversos assuntos para a discussão dos desafios para a sustentabilidade da agricultura e dos recursos hídricos. Entre eles a importância da coleta de dados da quantidade de água que diferentes culturas agrícolas consomem; o desenvolvimento de modelos em escalas locais que sejam adaptadas a condições específicas de uma determinada região; a humidade do ar; e as metas para o futuro do meio-ambiente.

Para Luciana Londe, o debate trouxe ideias de diferentes profissionais de diferentes áreas do conhecimento. “O meteorologista mostrou sua visão de clima, de tempo, o biólogo da biodiversidade. E isso integrou as informações, já que uma está ligada a outra de alguma forma”.

Luciana Londe promove conferência
A analista ainda promoveu uma conferência sobre o tema, ressaltando os impactos da cultura agrícola na qualidade da água, tanto na área superficial quanto na área subterrânea, explicando os efeitos na água, desde pequenos, como os micro-organismos, até as pessoas que dependem da pesca, da fauna e da flora. A palestra mostrou como devemos tratar e reduzir esses impactos.