quinta-feira, setembro 20

Sistema de Alerta Hidrológico na Bacia do rio Caí prevê cheias em cidades do Rio Grande do Sul

Arroio Forromeco no município de São Vendelino 

Técnicos da Superintendência Regional de Porto Alegre (Sureg-PA), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), acompanham e realizam previsão, por meio de modelo hidrológico, das cheias no rio Caí, na região metropolitana de Porto Alegre. A equipe, formada por engenheiras-hidrólogas, previu e emitiu com dez horas de antecedência a tendência do pico de cheia no município de São Sebastião do Caí, que ocorreu às 3 horas da madrugada de ontem, 19/09, atingindo 12,2 metros. O rio sai de seu leito toda vez que atinge 10 metros e segundo cálculos chegou a subir 20 cm por hora.


Hoje, 20/09, durante todo o dia, o nível do rio Caí manteve-se elevado, mas já está em recessão. Com base no alerta de cheias, cerca de 30 famílias do bairro Navegantes foram removidas ontem pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Também no município de Montenegro o rio subiu com pico previsto para de 735 cm hoje, às 17 horas, levando a Defesa Civil a remover aproximadamente 20 famílias do bairro Industrial.
Rio Caí no município de São Sebastião do Caí

Previsão para as cheias, hoje, dia 20 em São Sebastião do Caí indicaram que o rio atingiria entre 1179 e 1375, mais provavelmente 1265 cm. Já em Passo Montenegro, a previsão foi entre 654 e 764, mais provavelmente 703 cm. Técnicos da CPRM estão em campo na região realizando ajustes emergenciais nos equipamentos telemétricos.