quinta-feira, setembro 13

Congresso internacional discute mineração e garimpagem sustentável na Amazônia

Helena Bezerra juntamente com representantes
das instituições participantes do evento

A Residência de Porto Velho do Serviço Geológico Brasil (CPRM), participou do Congresso Internacional de Mineração e Garimpagem Sustentável na Amazônia. O evento foi realizado entre os dias 7 e 9 de setembro. O evento contou com espaço institucional da CPRM, que apresentou para o público os principais projetos que estão sendo desenvolvidos pela instituição, em especial, na região Amazônica.

O Congresso é uma iniciativa da Cooperativa dos Garimpeiros, Mineração e Agroflorestal (Minacoop), em parceria com organizações representativas dos movimentos sociais e instituições governamentais estaduais e federais de fomento à pesquisa.  De acordo com a chefe da Residência, Helena Bezerra, o objetivo do evento é dar visibilidade a produção do extrativismo mineral familiar na região Amazônica, suas alternativas, formas de organização social e aspectos culturais, “com a perspectiva de se construir um referencial estratégico de debate e de intervenção no cenário local, possibilitando assim, no médio e longo prazos, a implementação de meios de produção mineral sustentável e solidária”, destacou.


Equipe da CPRM em estande: Mário Sérgio, Raimundo
Nonato, Marcos Quadros, Maíza Martarole e Luiz Antônio
O estande da CPRM disponibilizou vários produtos, entre eles: relatórios técnicos, publicações regionais e nacionais sobre a rede hidrometeorológica em Rondônia, acervo de rochas e banners explicativos dos levantamentos geológicos.