quinta-feira, agosto 30

Seminário discute estratégias para gestão eficiente



Abertura do seminário
“As mudanças continuarão, pois há muito que se fazer para aprimorar nosso trabalho”. Esse foi o recado do diretor-presidente em exercício do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Eduardo Santa Helena, aos gerentes de administração e finanças das unidades regionais, na abertura do Seminário de Gestão, que está sendo realizado em Fortaleza. O evento faz parte do processo de modernização da gestão da empresa e contou com a presença do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar; do diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura; do diretor Hidrologia e Gestão Territorial, Thales Sampaio; do chefe de gabinete da Presidência, José Castellano; e do chefe da Residência de Fortaleza, Darlan Filgueira Maciel.



Diretor fala sobre os desafios da empresa
Santa Helena fez um balanço dos trabalhos executados pela área administrativa e financeira da CPRM. Segundo ele, cada vez mais os gestores públicos são estimulados a produzir mais resultados, de forma rápida e eficiente, levando em conta a questão da sustentabilidade, com menos recursos.   No entanto, ele lembrou que o orçamento da empresa para investimento em projetos que antes era de R$ 20 milhões, saltou para R$ 180 milhões. “ Essa nova realidade demanda esforço para melhorar nossos processos  de trabalho”, avaliou o diretor.

O diretor citou como exemplos de aperfeiçoamento da gestão, a implantação, em todas as unidades regionais, do sistema informatizado de compras e contratos, que entra em funcionamento na segunda-feira (3/9); as mudanças na estrutura organizacional da empresa; o projeto DAF itinerante que está percorrendo unidades regionais para ajudar a solucionar os problemas  administrativos enfrentados pelos gestores; oficinas  com os diversos setores da DAF para estabelecer metas  e objetivos para melhorar a gestão. “Estamos também aperfeiçoando nossas instalações para tornar o ambiente de trabalho mais agradável”, destacou.


Roberto Ventura apresenta o papel da CPRM
 no contexto do marco regulatório
 O diretor ressaltou que a empresa está focada em unificar procedimentos “Estamos promovendo as mudanças necessárias com todo cuidado e respeito com as pessoas, sempre na perspectiva de reconhecer, valorizar e estimular nossos colaboradores”, afirmou.  De acordo com Santa Helena, as mudanças continuarão. “Neste seminário de gestão, além dos debates e palestras vocês terão a oportunidade de esclarecer dúvidas, receber orientações e pactuar procedimentos”, finalizou.

Durante o seminário, o diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura, apresentou palestra sobre os novos desafios da CPRM com o novo marco regulatório do setor mineral brasileiro.  Ventura explicou o papel da empresa e fez uma avaliação dos desafios que a instituição terá que enfrentar para atender as novas demandas. Ele mencionou a necessidade de integrar as diversas áreas da CPRM. Segundo Ventura é preciso “ter mais ousadia nas metas físicas e agilidade nos processos internos”. 


Consultora jurídica fala sobre gestão
 compartilhada com a Dicont
A chefe da Consultoria Jurídica, Ana Paula Leal, expôs os princípios do direito administrativo. Segundo a advogada, a “sociedade exige mais transparência dos gestores públicos”.  Já a coordenadora da Divisão de Contabilidade, Lúcia Helena, falou sobre a gestão compartilhada do setor com a Consultoria Jurídica, que contempla novos procedimentos para contratos, inclusive pregão eletrônico.

À tarde o auditor interno, Juliano Oliveira, fará palestra sobre auditoria governamental. Na ocasião, ele apresentará indicadores de governança na empresa, e a consultora Rute Fernandes fará uma reflexão sobre liderança e motivação.


Participantes do evento