Diagnósticos,
avaliação e debate para as soluções de problemas identificados na Sureg-BH |
A Superintendência Regional
de Belo Horizonte (Sureg-BH) recebeu, nos dias 16 e 17/08, o projeto DAF
Itinerante. A iniciativa está percorrendo todas as unidades regionais da CPRM, tem
como objetivo diagnosticar problemas no âmbito orçamentário e financeiro;
identificar pontos críticos na relação entre as diversas gerências das unidades
regionais da CPRM; elaborar um plano para sanar dificuldades, visando o
aperfeiçoamento das relações entre as diversas áreas, e aumentar a capacidade
gestora da empresa.
Em Belo Horizonte, os
trabalhos foram realizados em duas etapas: a primeira ocorreu na quinta-feira
(16/08), por meio da realização de uma oficina com todos os colaboradores da
Gerência de Administração e Finanças (Gerafi), onde os coordenadores do projeto
e os colaboradores fizeram um diagnóstico dos problemas enfrentados no dia a
dia da Sureg-BH. A metodologia na realização da oficina se deu por meio de
debates, grupos de trabalho, apontamentos dos problemas e sugestões para a
solução dos mesmos. Após a fase de identificação dos problemas, os
coordenadores elaboraram, através de apontamentos dos participantes, três
murais com anotações de todos os problemas, seguido de debates na busca de
soluções. Segundo João Orban, coordenador-executivo da Diretoria de
Administração e Finanças ( DAF), a meta é buscar um equilíbrio entre as áreas
técnica, orçamentária e financeira. Para tanto, foi feito um diagnóstico
específico para a Gerafi, onde, na oficina com os técnicos, foi possível
identificar os problemas e colher sugestões com vistas a melhorar as ações no
âmbito da Superintendência.
Reunião com as
gerências da Sureg-BH com vistas a aperfeiçoar as ações de gestão |
No dia 17/08, ocorreu a segunda
etapa do projeto, com uma reunião entre os integrantes do DAF Itinerante e os
gerentes das diversas áreas de atuação da Sureg-BH. O objetivo da reunião foi
discutir propostas que permitam as diversas gerências aperfeiçoarem o trabalho
conjunto, de forma a tornar mais eficiente o trabalho desenvolvido entre elas,
contribuindo para uma melhor gestão da unidade. Durante a reunião, os
coordenadores do projeto DAF Itinerante enfatizaram a importância do
aperfeiçoamento das ferramentas de gestão diante dos novos desafios da CPRM,
como os projetos do PAC, o novo marco regulatório, entre outros. Participaram
da reunião, além do superintendente Marco Antônio Fonseca, os gerentes: de
Administração e Finanças, Lindinalva Felippe; de Geologia e Recursos Minerais,
Márcio Silva; de Hidrologia e Gestão Territorial, Márcio Cândido; e de Relações
Institucionais e Desenvolvimento, Marcelo Araújo.
O projeto DAF Itinerante é
coordenado pelos profissionais da Diretoria de Administração e Finanças (DAF),
Fernando Fonseca, João Orban e Saulo Anacleto. Até o momento o trabalho já foi
realizado nos seguintes locais: Sureg-RE, Sureg-SA e Sureg-BH.