segunda-feira, agosto 20

Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial realiza treinamento para o uso do novo sistema computacional

Etapa de treinamento para a operação
do sistema computacional

A Gerência de Hidrologia e Gestão Territorial (Gehite), da Superintendência Regional de Belo Horizonte do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), realizou, no período de 30/7 a 11/8, um treinamento para o uso do novo sistema computacional voltado para alertas de cheias operados pela CPRM. Composto de vários módulos, o treinamento consistiu de cursos voltados para instalação, configuração, manutenção e operação do novo sistema computacional.

Participaram técnicos e pesquisadores em geociências de várias unidades da CPRM, entre elas de BH, São Paulo, Recife, Porto Alegre e Teresina. Segundo Márcio Cândido, gerente da Gehite, esse treinamento é um marco no conceito e processo de informatização das informações geradas pela CPRM na operação dos sistemas de alerta. “O trabalho que estamos fazendo envolve toda uma mudança tecnológica, com a modernização total do sistema computacional, de forma a atender a uma demanda crescente por novos sistemas de alerta”, assinalou Márcio Cândido.

Novo sistema computacional

O Sistema Computacional foi desenvolvido pela empresa Coffey Information sob encomenda da CPRM, com vistas a automatizar a operação dos sistemas de alerta. A utilização do sistema computacional, que num primeiro momento foi desenvolvido para atender apenas o Sistema de Alerta da Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais, está sendo ampliada para outras áreas no país, em novos projetos de sistemas de alerta que estão sendo criados pela CPRM.

O novo sistema computacional consolida a experiência e os procedimentos desenvolvidos pela CPRM nos últimos 15 anos de operação do sistema do Rio Doce. Segundo a pesquisadora em Geociências da Sureg-BH, Elizabeth Davis, a grande vantagem do novo sistema é permitir uma maior agilidade na divulgação dos boletins de previsão de níveis dos rios.