quarta-feira, agosto 15

CPRM recebe homenagem pela utilização inovadora de tecnologias geoespaciais



Bacelar recebe prêmio em nome da empresa
O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi premiado, nesta quarta-feira (15/08), na abertura do Fórum Geoespacial Latino Americano 2012, na 2ª Conferência e Exibição Anual Latino-Americana em Informação Geoespacial, Tecnologia e Aplicações, que acontece no Rio de Janeiro, pela utilização inovadora de tecnologias geoespaciais no desenvolvimento do Sistema de Informações de Águas Subterrâneas (SIAGAS). Representando a CPRM, o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (DRI), Antonio Carlos Bacelar Nunes, recebeu o prêmio das mãos de Esther de Albuquerque, secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos (SPI) do Ministério do Planejamento. 


Bacelar agradeceu a oportunidade e falou da importância da premiação para a empresa. “A CPRM recebeu a comenda geoespacial pelos relevantes serviços que vem prestando ao Brasil no ramo das geociências para a identificação de novas reservas minerais, nos estudos e controle do sistema hídrico de bacias hidrográficas brasileiras, bem como no mapeamento de áreas de risco e desastres naturais. É muito importante para a empresa receber esta homenagem justamente no dia em que a CPRM comemora os 43 anos”, ressaltou o diretor. 



Diversos órgãos do Governo Federal participaram do
2º Fórum Geoespacial Latino Americano 2012
Outros órgãos ligados ao Governo Federal foram premiados na ocasião. Entre os temas tratados na abertura do evento, estão a gestão pública, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o marco regulatório da mineração. Esther de Albuquerque falou do vínculo e do interesse do Ministério do Planejamento na geoinformação. “O cuidado com a construção desses instrumentos é fundamental para que possamos de fato usar essas informações para o planejamento das políticas públicas e desenvolvimento brasileiro. A geoinformação incorporada à dimensão territorial é fundamental para construir neste país uma comunicação e um conjunto de dados e informações capazes de nos subsidiar para o desenvolvimento do país”, finalizou a secretária.