sexta-feira, agosto 31

Auditor apresenta indicadores de governança corporativa


Oliveira durante palestra
“A sociedade exige cada vez mais transparência dos gestores públicos”, essa foi a mensagem do auditor interno do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Juliano Oliveira, durante apresentação no seminário de Gestão. O evento foi promovido pela Diretoria de Administração e Finanças (DAF), em Fortaleza. Oliveira falou sobre os indicadores de governança na empresa, “todo gestor público é responsável por seus atos e consequentes fatos praticados na sua administração”, lembrou. Para ele, o melhor administrador é aquele que consegue cumprir suas metas com total observância à legislação aplicável ao serviço público federal e presta contas à sociedade permanentemente.

Alexandre Goulart, Gerafi de Porto Alegre também
esclareceu dúvidas
O auditor falou sobre algumas fragilidades detectadas durante os trabalhos e auditoria realizados nas unidades regionais da CPRM, e ressaltou a importância da padronização dos procedimentos de controle e transparência na empresa, além da necessidade de investimento na capacitação profissional para formar bons gestores. Oliveira aconselhou os gestores a atenderem as recomendações dos órgãos de controle que fiscalizam a empresa.

Erotides Borges  Gerafi de Goiânia  esclarece dúvidas
Em sua apresentação, Juliano Oliveira evidenciou conceitos de prestação de contas e esclareceu dúvidas dos gerentes de administração e finanças das unidades regionais. Ele citou sistemas de controle e acompanhamento dos gastos públicos, Como o Siafi e Portal da Transparência e Lei de Acesso à Informação. “A Sociedade está fiscalizando e cada unidade tem que aperfeiçoar o planejamento da execução orçamentária e financeira de forma a não infringir a legislação”, avaliou.