quinta-feira, junho 28

Programa de Sustentabilidade ensina como aliar critérios socioambientais aos contratos administrativos


Curso de Compras Sustentáveis foi realizado na
Casa Brazil, no escritório do Rio de Janeiro
Empregados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participaram, nos dias 26 e 27 de junho, no Escritório do Rio de Janeiro, do curso Licitações e Compras Públicas Sustentáveis, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Empresarial (Idemp). O treinamento, voltado para a compreensão e inclusão de critérios socioambientais em editais de contratos administrativos, faz parte das ações do Programa de Sustentabilidade da CPRM.

O curso contou com a participação de funcionários das superintendências de Belo Horizonte, São Paulo, Belém, Salvador e Porto Alegre,e abordou a legislação e os principais instrumentos normativos sobre licitações e contratações, com o enfoque da sustentabilidade, promovendo uma análise sobre a importância da eliminação dos impactos ambientais e sociais causados pelos hábitos de consumo coletivo da Administração Pública.

“A proposta do curso é alinhar a sustentabilidade às compras públicas. Para isso temos que fazer ajustes em alguns pontos dos editais para incluir o critério socioambiental, seja ele mais para a parte social, ou para a ambiental. A ideia fundamental é comprar um produto ou adquirir uma contratação de serviços que tenha uma metodologia de execução que ajude na sustentabilidade”, explicou o professor do Idemp, Fabrizio de Queiroz Araujo.

 Segundo a coordenadora do Programa de Sustentabilidade da empresa, Isabel Tombini, o curso serviu para dar embasamento legal para a implantação dos critérios socioambientais. “A ideia é inserir nas licitações de compra o viés da sustentabilidade, além de realizar uma mudança na cultura da empresa com a inserção do tema”, comentou Tombini.