sexta-feira, maio 25

Técnicos da Defesa Civil de 30 municípios da Bahia são capacitados em gestão de riscos geológicos

O curso contou com a participação de representantes
de 30 municípios da Bahia
Técnicos da Defesa Civil de 30 municípios baianos participaram do curso de capacitação de técnicos para Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais, realizado pela Superintendência Regional de Salvador (Sureg-SA), no município de Morro do Chapéu (BA), onde a instituição mantém o Centro Integrado de Estudos Geológicos (CIEG).

O curso foi ministrado entre os dias 30/04 e 04/05, e forneceu informações para prevenção de desastres naturais, bem como uma visão das ocorrências destes eventos em outras regiões do país e a maneira correta de prevenir tais acontecimentos. A adequação das informações de cada município também foi discutida no evento com base nos dados apresentados pelos participantes do curso. A programação de campo foi realizada na cidade de Jacobina (BA) e na área rural de Morro do Chapéu. 
A iniciativa faz parte de um programa do Governo Federal, que está sendo liderado pela Casa civil da Presidência da República, e conta com a participação de diversos órgãos do governo, entre eles, a CPRM, que visa mapear cerca de 800 municípios brasileiros com evidências de riscos de desastres naturais até 2013. A meta é capacitar 630 técnicos das Defesas Civis estaduais e municipais em gestão de riscos geotécnicos.

Relação dos munícipios que participaram do curso - Piritiba, Caem, Jacobina, Miguel Calmon, Bonito, Lapão, Irecê, Capim Grosso, América Dourada, Baixa Grande, Cafarnaum, Campo Formoso, Ipirá, Mairí, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Morro do Chapéu, Mirangaba, Ourolândia, Pindobaçu, Serrolândia, Senhor do Bomfim, Saúde, Tapiramutá, Várzea Nova, Várzea do Poço, Umburanas, Capim Grosso, Seabra e João Dourado.

A programação de campo foi realizada na cidade
 de Jacobina e na área rural