sexta-feira, maio 25

Superintendência de Recife apresenta dados colhidos na Plataforma Continental de Alagoas

Apresentação dos dados
Para discutir informações colhidas em campo, a Superintendência Regional de Recife (Sureg-RE) realizou de 7 a 10/05 uma reunião técnica para avaliar os novos dados referentes ao Projeto Plataforma Continental Rasa do Brasil.

A coordenadora do projeto e pesquisadora em geociências, Hortência Maria Barboza de Assis, apresentou os dados obtidos por meio do aerolevantamento a laser com a tecnologia LIDAR (Light Detection And Ranging), realizado na costa do Estado de Alagoas. Participaram do encontro o gerente de operações Mark MacDonald e a geóloga Holly Lopez, da Fugro Pelagos - empresa californiana especializada em mapeamento offshore -, o geólogo Luiz Paulo Moura, da LASA Engenharia, e a equipe de pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil envolvida no projeto.


A conversa entre as três empresas abordou, principalmente, a elaboração do mapa faciológico da Plataforma Continental de Alagoas, que está sendo desenvolvido em conjunto. Através do mapa será possível caracterizar as potencialidades minerais da costa alagoana, além de subsidiar as decisões voltadas para as questões ambientais e a gestão territorial da área.

O Projeto Plataforma Continental Rasa do Brasil é uma realização da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), com a participação do Departamento de Recursos Mineirais (Derem) e a Divisão de Geologia Marinha (Digeom). O projeto faz parte do programa de levantamento de toda a plataforma continental rasa brasileira, com limite offshore de 50m.