terça-feira, maio 15

Brasil e China discutem parceria para desenvolvimento sustentável da mineração



Manoel Barretto recebeu a delegação no Museu de Ciências da Terra


A delegação chinesa composta por representantes do Ministério da Terra e dos Recursos da China (MLRC) foi recebida, no Rio de Janeiro, pelo diretor-presidente Manoel Barretto, que estava acompanhado do diretor de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura; do diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Bacelar; da chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais, Maria Glícia, e do diretor do Museu de Ciências da Terra, Diógenes Campos e assessores.


Na abertura da reunião, Barretto destacou a importância do encontro, que teve como finalidade a troca de experiências e novas parcerias para o desenvolvimento sustentável da indústria mineral brasileira. “Espero que desta reunião possamos definir diretrizes para viabilizar futuras parcerias”, disse o diretor-presidente.

 Em seguida, Roberto Ventura ministrou palestra na qual apresentou as atribuições da CPRM e os projetos que estão sendo desenvolvidos. Ventura citou os programas de mapeamento geológico e de pesquisa de recursos minerais, que está focado no levantamento de minerais estratégicos para o país, como fosfato, potássio e ETR. Destacou também a atuação da CPRM na área de hidrologia e parcerias da instituição com universidades.
Reunião da CPRM com a delegação chinesa

O diretor-geral do Departamento de Gestão dos Recursos Minerais da China, Liu Lianhe disse que o objetivo é conhecer como o governo brasileiro administra os recursos minerais para promover o intercambio entre os países na área de mineração.