Para conhecer o Sistema de Alerta da Bacia do Rio Doce, executado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), esteve visitando a Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), uma missão de técnicos holandeses. O encontro foi solicitado pela Agência Nacional de Águas (ANA), que está preparando um projeto de cooperação com o governo dos Países Baixos. O projeto terá como finalidade colaborar na temática de enchentes e alertas, em particular nos aspectos de articulação institucional para uma maior eficácia no gerenciamento de desastres.
Durante a visita, o gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Sureg-BH, Márcio Cândido, o engenheiro hidrólogo do Escritório do Rio de Janeiro e chefe da Divisão de Hidrologia Aplicada da CPRM, Achiles Monteiro, e a coordenadora do Sistema, Elizabeth Davis, fizeram a apresentação do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Doce, onde os técnicos holandeses receberam informações sobre localização, área abrangida, municípios beneficiados; rotina e metodologia das operações do sistema; tecnologia aplicada; e resultados obtidos.
A comitiva holandesa também conheceu o centro de operação do sistema na Sureg-BH e acompanhou os trabalhos executados em tempo real pela equipe envolvida no sistema. Em seguida, os técnicos holandeses assistiram a palestra “Contribuição da Geologia para a Solução de Problemas Hidrológicos Urbanos” ministrada pelo professor e consultor de geologia e engenharia ambiental, Edézio Teixeira de Carvalho. O professor veio a convite do superintendente de Belo Horizonte da CPRM, Marco Antônio Fonseca, que também agendou uma visita a uma área de risco onde a Prefeitura de Belo Horizonte executa uma obra de contenção de cheias.
A missão holandesa contou com os seguintes técnicos: o diretor do Departamento de Coordenação Internacional do Centro para Gestão de Recursos Hídricos, Klaas Groen; o gerente de Mudanças Climáticas e Gerenciamento de Riscos da Deltares, Cees van de Guchte e o assessor sênior de Coordenação Internacional do Centro para Gestão de Recursos Hídricos, Boris Teunis. Eles estiveram acompanhados dos especialistas de Recursos Hídricos da ANA, Márcio Tavares Nóbrega, e João Augusto de Pessoa.