O Serviço Geológico (CPRM) do Rio de Janeiro recebeu nessa semana a visita do Mr. Natsumi Kamiya, gerente geral da Japan Oil, Gas and Metals National Corporation (JOGMEC) na América Latina, com escritório em Santiago, Chile, e do seu intérprete, Kazuhiko Kanto. O assunto tratado foi a cooperação entre Brasil e Japão no campo de recursos minerais.
A reunião ocorreu na Sala das Missões da Assessoria de Assuntos Internacionais da CPRM (ASSUNI), com a chefe da ASSUNI, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, que juntamente com os técnicos do órgão: Fátima Maria do Nascimento, Júlio Fernandes Lima e Nicolau Teixeira Lage, recebeu os visitantes japoneses.
Inicialmente, foi feita breve explanação sobre a relação da CPRM com o governo brasileiro e depois histórico dos prévios contatos estabelecidos entre JOGMEC e CPRM, entre 2008 e 2009.
O Mr. Kamiya apresentou a JOGMEC, empresa pública federal resultante da fusão, em 2004, da Metal Mining Agency of Japan (MMAJ) com a Japan National Oil Corporation (JNOC) para fortalecer as áreas de pesquisa em metais, petróleo e gás. Hoje com 476 funcionários próprios, a JOGMEC atua em países de todos os cinco continentes, provendo apoio financeiro e técnico às empresas japonesas que queiram realizar pesquisas no exterior.
A JOGMEC atende diversas fases da pesquisa: serviços geológicos, exploração, desenvolvimento, produção, stockpiling e suprimento, além de estudos de impacto ambiental. Usando as mais modernas técnicas de satélites na coleta de dados, a empresa possui também três submarinos, usados para pesquisa na zona econômica exclusiva (ZEE) do Japão. No Brasil, a JOGMEC associou-se às empresas Anglo American e Vale em projetos de exploração de Nb, em Araxá, MG e Cu em Carajás, PA.
O Mr. Kamiya manifestou interesse, também, sobre eventuais ações e avanços da CPRM relativas ao tema terras raras (REE), objeto da discussão, no momento, pelas cooperações técnicas entre CPRM e duas instituições japonesas: o Geological Survey of Japan (GSJ) e a JAMSTEC.
Reconhecendo que as funções da CPRM são similares as da JOGMEC, Mr. Kamiya desejou manter contato mais frequente com a CPRM, estudar a possibilidade das instituições trabalharem juntas ou criar um projeto de interesse mútuo. Porém, como primeira etapa da parceria, demonstrou interesse na parceria no campo dos elementos de terras raras, acenando para a possibilidade de assinatura de MOU entre CPRM e JOGMEC.