Os diretores Thales Sampaio e Antonio Bacelar na abertura do evento |
“Água em um mundo em transformação”, este é o tema do XIX Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que começou domingo (27), no Centro de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas: o governador do Estado de Alagoas, Teotônio Vilela Filho; o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Thales de Queiroz Sampaio; o diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar Nunes; e Jose Wilson de Castro, superintendente regional de Recife.
Para Thales Sampaio, as preocupações globais em relação à água cresceram e se “apresenta como um dos principais desafios a serem enfrentados pelas lideranças mundiais”. Sampaio lembrou ainda que, desde a criação da CPRM, a instituição abraçou o desafio de estruturar e operar a rede hidrometeorológica nacional, e posteriormente foi incorporando novas ações para atender a necessidade de monitorar a qualidade das águas dos rios brasileiros.
O diretor destacou que o Serviço Geológico do Brasil busca contribuir para soluções sustentáveis, fomentando a integração de atividades no âmbito do ciclo hidrológico, por meio das redes de monitoramento de águas superficiais e subterrâneas. “Nosso desejo é que este simpósio seja palco de debates de temas relevantes e desafiadores, tanto na pesquisa ou inovações de soluções, proporcionando aos participantes uma sinergia que resulte na agregação de conhecimento para enfrentar os enormes desafios em recursos hídricos”, enfatizou Sampaio.
Governador visita estande interativo da CPRM
Diretor Antonio Bacelar recebe o governador Teotônio Vilela Filho |
Após a solenidade, o governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho fez uma visita ao estande para conhecer os projetos desenvolvidos pela CPRM relacionados aos recursos hídricos que estão sendo apresentados ao público durante o evento. Vilela foi recebido pelo diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antonio Bacelar. Na ocasião, o governador manifestou a Bacelar o interesse em firmar parceria entre o governo estadual e a CPRM para melhorar a oferta e a qualidade das águas em Alagoas. “O Serviço Geológico do Brasil faz um extraordinário trabalho no Nordeste, principalmente na região semi-árida”, afirmou o governador, que estava acompanhado de sua comitiva.
Destaque na feira, o estande interativo da CPRM oferece aos visitantes uma série de informações sobre projetos, levantamentos e estudos elaborados pela instituição relacionados à gestão sustentável e eficiente dos recursos hídricos no país, além de distribuir por sorteio, diversas publicações técnicas. “É difícil a gente passar pelo estande e não parar. Ele desperta a curiosidade. Chama nossa atenção com vídeos e uma série de informações visuais”, diz a química Juliana Monteiro, professora do curso de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano.
CPRM apresenta trabalhos técnicos sobre recursos hídricos
Segundo o chefe do Departamento de Hidrologia, Frederico Claudio Peixinho, este ano, a CPRM teve 34 trabalhos técnicos e científicos selecionados pela comissão organizadora, que serão apresentados até o final do simpósio, que termina em 1º de dezembro. “São trabalhos de coleta de dados por meio das redes de monitoramento hidrológica, pesquisas e estudos em bacias experimentais, representativas e escolas”, avisa Peixinho.