sexta-feira, novembro 11

Riscos geológicos e desastres naturais são temas do 12° Simpósio de Geologia do Sudeste

Solenidade de abertura do simpósio

O destaque dessa semana foi o 12° Simpósio de Geologia do Sudeste (SGS 2011), realizado de 8 a 11 de novembro, na cidade de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. O diretor de Relações Institucionais e Desenvolvimento (CPRM), Antonio Carlos Bacelar, o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial (CPRM), Thales de Queiroz Sampaio e o Secretário-Adjunto da Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (MME), Carlos Nogueira Junior participaram do evento.


O Simpósio teve como tema central "Geologia e Sustentabilidade" e apresentou aos participantes os temas: Riscos Geológicos e as Implicações no Ordenamento Territorial Urbano - O Mega Desastre da Serra Fluminense 2011, Crátons e Faixas Móveis Neoproterozóicas, Bacias Sedimentares do Sudeste - Avanços e Perspectivas Exploratórias, Recursos Minerais do Sudeste, Geoturismo e Patrimônio Geológico, e Geociências Ambientais e Gestão de Recursos Hídricos.

“Nova Friburgo é uma área de altíssimo risco, pois o município foi implantado no sopé das encostas. Os acidentes naturais têm provocado grandes deslizamentos causando a perda de muitas vidas”, afirmou o diretor Bacelar.

O evento reuniu mais de 600 participantes da área de Geociências, entre pesquisadores, profissionais e estudantes de graduação e de pós-graduação, além de profissionais de ensino, que apresentaram trabalhos na forma de pôsteres, palestras e mesas redondas. “Uma importante contribuição da Sociedade Brasileira de Geologia e dos profissionais e pesquisadores da área de Geologia e Geociências para a reconstrução da cidade, após os gravíssimos desastres de janeiro de 2011”, afirmou Hernani Aquini Chaves, presidente do Simpósio.