sexta-feira, outubro 21

Geólogo da CPRM ministra palestra sobre geologia médica no Congresso Brasileiro de Patologia

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) foi representado no XXVIII Congresso Brasileiro de Patologia e XXVIII Congresso de La Sociedad Latinoamericana de Patologia pelo responsável pelo Departamento de Gestão Territorial, o geólogo Cássio Roberto da Silva. O Congresso aconteceu entres os dias 11 e 15 de outubro, em Maceió (AL), e teve como tema “Dificuldades Diagnósticas e Novos Conceitos em Patologia”.


Cássio iniciou a palestra “Geologia Médica: uma disciplina transversal” afirmando que a geologia, nos últimos 16 anos, vem se destacando como importante instrumento de avaliação ambiental e da saúde pública, por meio de uma nova disciplina denominada Geologia Médica. “No sentido amplo é descrita como o estudo das relações entre os fatores geológicos naturais e induzidos pelo homem e a saúde, visando ao bem-estar dos seres humanos e outros organismos vivos”.

“Os seres vivos necessitam, para sua sobrevivência, de determinados elementos químicos, os quais são ingeridos, principalmente, através da água e dos alimentos. Para os humanos, são essenciais como macronutrientes C, Ca, Cl, P, K, Na, N, S, O, H; como micronutrientes, Co, Cr, Cu, Fe, F, I, Mg, Mn, Mo, Ni, Se, Si, V, Zn. A carência e/ou o excesso desses elementos acarreta prejuízo à saúde”, explicou geólogo.

Ele afirmou que as questões associadas à saúde geralmente se referem a seres humanos e outras criaturas vivas, ao passo que o foco da geologia é sobre o inanimado e o passado distante. Assim, embora possam estar em áreas distintas do conhecimento ou requeiram diferentes abordagens de investigação, as relações diretas entre estas duas disciplinas não podem ser ignoradas. “A vida desenvolve-se numa matriz de materiais da terra – rochas, minerais, solos, água, ar – cuja disponibilidade exerce um profundo controle sobre o que todas as criaturas vivas ingerem e como elas se desenvolvem biológica e culturalmente, assim, somos o que comemos e bebemos”.

Ao final da palestra, declarou que a união proporcionada pela Geologia Médica entre geólogos e outros cientistas como médicos, odontólogos, veterinários e biólogos, num esforço para resolver local e globalmente as questões de saúde, fortalece e integra pesquisas para a redução das ameaças ambientais.

Geologia Médica - Ciência multidisciplinar que estuda as variações regionais na distribuição dos elementos, principalmente os metálicos e metaloides, seu comportamento geológico-geoquímico, as contaminações naturais e antrópicas e os danos à saúde humana, animal ou vegetal por excesso ou deficiência.