terça-feira, junho 7

Belém organiza Workshop sobre projetos da CPRM e demandas em ordenamento territorial no Pará


A Superintendência Regional de Belém organizou workshop sobre os projetos da CPRM e demandas em ordenamento territorial no Pará. O evento, que aconteceu na última semana, contou com a presença de 22 técnicos, representando as seguintes instituições: Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária de Belém (INCRA-BE), Sistema de Proteção da Amazônia de Belém (SIPAM-BE), Superintendência do Patrimônio da União do Pará (SPU-PA) e Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

O Superintendente Regional de Belém, Manfredo Ximenes, fez a abertura do workshop enfatizando a importância do evento não só para as instituições representadas como também para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental do País.


O Gerente de Hidrologia e Gestão Territorial de Belém, João Lima, iniciou os trabalhos apresentando de forma resumida os projetos em execução ligados à Diretoria de Hidrologia e Gestão Territorial e suas abrangências dentro do conjunto de programas do Governo Federal. Em seguida, o Superintendente do INCRA-BE, Elielson Silva, ressaltou suas expectativas com relação aos futuros trabalhos a serem desenvolvidos cooperativamente com a CPRM e qual as principais demandas daquele instituto, tendo por base a apresentação feita por João Lima.

Durante o workshop foi ainda apresentado o projeto RIMAS, pelo pesquisador em Geociências da CPRM, Homero Reis, fazendo uma relação dos objetivos do projeto com as demandas do INCRA. Com base nas informações prestadas por Homero Reis, um dos representantes do SIPAM-BE, Marcio Lopes, fez um apanhado das ações de sua instituição na Amazônia, colocando imagens de alta resolução adquiridas ou levantadas por eles, como também equipamentos de localização móveis, à disposição da CPRM e do INCRA, caso estes se adéquem ao objetivo dos trabalhos a serem desenvolvidos futuramente.

As pesquisadoras da CPRM, Dianne Fonseca e Iris Bandeira, representantes do projeto Riscos Geológicos e Hidrológicos na Amazônia, falaram sobre os assentamentos do INCRA em locais com riscos de deslizamentos e enxurradas. Fizeram também uma crítica às ações do SPU-PA, com relação à doação de títulos de posse em locais de riscos a enchentes e inundações. Os representantes do SPU-PA mostraram, através de suas bases cartográficas, que estão revendo essas ações e que no futuro, com o apoio da CPRM, deverão modificar o atual processo de doação de título de posse em terrenos da União.


No fim do workshop foi proposta a realização de um novo encontro, no dia 10/6, cujo tema será a metodologia de trabalho a ser desenvolvida no termo de cooperação técnica que envolverá as instituições representadas no evento.