Páginas

segunda-feira, dezembro 3

Superintendência de São Paulo oferece aula prática aos estudantes de geologia da Universidade Estadual Paulista


Professor Giancarlo Scardia auxiliando na interpretação dos testemunhos

Os estudantes do curso de geologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) tiveram uma aula prática de Estratigrafia da Bacia do Paraná na Litoteca de Araraquara (LiAr – SUREG-SP). O objetivo foi o testemunho de sondagem FP-12SP, disponibilizado pela Superintendência de São Paulo da CPRM. Durante a visita os alunos tiveram a oportunidade de observar diretamente as diferenças de formações da Bacia.


Houve também uma série de palestras elaboradas pelos pesquisadores da unidade. O geólogo Manoel Augusto Correa (LiAr/DISEGE) explicou aos alunos as atividades laboratoriais desenvolvidas pela litoteca nos últimos anos e também apresentou um dos trabalhos mais recentes desenvolvidos: a aplicação de novas técnicas analíticas em testemunhos de sondagem sobre depósitos minerais da região do Vale do Ribeira.

O engenheiro Ricardo Gabriel Bandeira (LiAr/GEHITE) apresentou as ações realizadas na área de Hidrologia Superficial, sobretudo o trabalho de capacitação desenvolvido para as equipes de Hidrologia. Ele reforçou também a importância de iniciativas que aproximam as universidades do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) para o fortalecimento e difusão dos conhecimentos técnico-científicos. “Os acervos de testemunhos mantidos pela nossa litoteca possibilitam aos estudantes uma formação prática complementar à teoria ensinada em sala de aula”, afirmou o pesquisador.

A mestranda da UNESP Marcela Aragão, que estuda o furo FP-12SP com enfoque em Paleomagnetismo, também participou da visita e explicou um pouco da sua pesquisa e principais resultados. Seu orientador e um dos organizadores da visita, o professor doutor Giancarlo Scardia, da UNESP, agradeceu à CPRM pelo encontro e destacou a importância do acervo de amostras para a elaboração de estudos acadêmicos, bem como seu importante papel no treinamento e especialização de geólogos em formação.

Anna Reis
Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM
asscomdf@cprm.gov.br
(61) 2018-8515