segunda-feira, maio 14

Serviço Geológico do Brasil compartilha conhecimento sobre patrimônio geológico na Universidade Federal de Goiás

Após as orientações teóricas na universidade, os participantes foram a campo na cidade de Pirenópolis

Entre os dias 23 a 27 de abril foi realizado no Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás o curso “PATRIMONIO GEOLÓGICO, GEOCOSERVACIÓN Y GEOPARQUES” organizado pelo Grupo de Investigações do Patrimônio Geológico coordenado pela Prof.ª. Dr.ª Joana Paula Sanchez. Promovido pelo DEGET, o curso contou com a participação de 14 empregados do Serviço Geológico do Brasil. O objetivo da ação foi apresentar uma das mais novas áreas de investigação da geologia como o estudo do patrimônio geológico, abordando seus aspectos, aplicações e importância de sua preservação.



Os palestrantes  Dr. Enrique Diaz-Martinéz do Instituto Geológico y Minero da Espanha (IGME), AsierHilarioOrús do Geoparque de La Costa Vasca-Geoparkea e Ánchel Belmonte Ribas do geoparque de Sobrarbe-Pireneus apresentaram conceitos gerais sobre Patrimônio Geológico, Geodiversidade, Investigação e Inventários do Patrimônio Geológico, Legislação e geoconservação, além de experiências sobre como comunicar a geologia, educação das Ciências da Terra (Geoturismo),  como funciona a rede mundial e o programa da UNESCO- A história dos geoparques sua estruturas e os procedimentos para sua aprovação.


Complementando a discussão foram apresentadas noções a respeito das últimas informações sobre pesquisa com o patrimônio geológico no Brasil e a elaboração das propostas de geoparques. Na conclusão do curso foi realizada uma atividade de campo na região da cidade de Pirenópolis com visita a pontos de interesse geológico como Salto do Corumbá, Picos dos Pireneus e Cachoeira Rio das Almas que foram inventariados pelos grupos de trabalho.

Assessoria de Comunicação 
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
asscomdf@cprm.gov.br