Páginas

quarta-feira, junho 20

Pesquisador da CPRM participa das Semanas Acadêmicas de Geologia na UFPR e UNIBH


O pesquisador Eduardo Marques da Divisão de Geoquímica (DIGEOQ) do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) participou das Semanas Acadêmicas de Geologia no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH) e na Universidade Federal do Paraná (UFPR), que foram realizadas, respectivamente, entre os dias 21 e 25 de maio e entre 04 e 08 de junho. O pesquisador ministrou minicurso de Mapeamento e Prospecção Geoquímica, onde é mostrada a teoria sobre dispersão dos elementos (formação de halos geoquímicos em diversos ambientes), metodologia de amostragem de matrizes geológicas, técnicas analíticas aplicadas a geoquímica e, por fim, o tratamento dos dados geoquímicos gerados das análises químicas, através de estatística univariada, bivariada e multivariada.
Alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) que realizaram o curso



Pesquisador Eduardo Marques ministrando o curso aos alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

“Serviços de mapeamento geoquímico e prospecção geoquímica requerem cuidados específicos desde a amostragem até o tratamento de dados. Boas práticas em todas as etapas garantem um resultado satisfatório no tratamento dos dados, que é definir zonas anômalas (zonas que podem representar mineralizações) e zonas de background (zonas com teores de fundo medianos) de uma determinada área ou região”, disse o pesquisador.



O Chefe da DIGEOQ, pesquisador Cassiano Castro, ressalta o maior contato entre o Serviço Geológico do Brasil e as universidades. “Temos que estar sempre presentes em eventos técnico-científicos, principalmente nas universidades, onde o conhecimento de nossos pesquisadores pode contribuir de maneira incomensurável para os alunos e também para os professores, principalmente sobre temas que não são tão corriqueiros para as Universidades hoje em dia”, destacou.