sexta-feira, abril 6

CPRM discute Monitoramento Hidrogeológico no II Simpósio Latino Americano de Monitoramento de Águas Subterrâneas



O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai participar do II Simpósio Americano de Monitoramento de Águas Subterrâneas, que acontecerá nos dias 8 a 11 de abril, no auditório do CREA, em Belo Horizonte. A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS-MG) promove o evento que deve receber centenas de pessoas. O objetivo do evento é apresentar e discutir técnicas e práticas de monitoramento hidrogeológico e a importância para a gestão dos recursos hídricos, considerando a crise hídrica que ocorre em diversos contextos fisiográficos regionais.


Dento da programação já definida do evento, a participação da CPRM se dará de várias formas. Serão oferecidos cursos no dia 08/04 sendo que um deles, “Monitoramento Hidrológico”, será ministrado pelo Pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil – CPRM e Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Eber José de Andrade Pinto.

No dia 09 será proferida a palestra "Estiagem Crítica na Região Sudeste do Brasil" por Eber José de Andrade Pinto. Já a mesa de debates (em seguida) terá como moderadora a Pesquisadora em Geociências do Serviço Geológico do Brasil - Alice Silva de Castilho.

No terceiro dia teremos a palestra "Monitoramento Hidrogeológico em Aquíferos Fraturados" proferida pelo Pesquisador em Geociências do Serviço Geológico do Brasil – CPRM -  Décio Antônio Chaves Beato, e a palestra "Rede Integrada de Monitoramento de Águas Subterrâneas – RIMAS" pela Pesquisadora em Geociências do Serviço Geológico do Brasil – CPRM - Maria Antonieta de Alcântara Mourão.

A CPRM terá um stand para divulgação dos nossos produtos e a presença de 15 Pesquisadores em Geociências e equipe atuante na Rede Integrada de Monitoramento das Águas Subterrâneas (RIMAS), Sistema de Informação das Águas Subterrâneas (SIAGAS) e Cartografia Hidrogeológica, ambos com grande aderência ao evento e representatividade na área de hidrogeologia.

O Simpósio é voltado para técnicos, pesquisadores e administradores da área de tecnologia, meio ambiente e recursos hídricos, responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico, monitoramento e gestão. Os temas das palestras abordarão a questão da escassez hídrica e a importância do monitoramento como ferramenta para gestão integrada dos recursos hídricos.

O evento também se aplica as empresas de saneamento estaduais e municipais, associações e entidades de defesa do meio ambiente, universidades e centros de pesquisa, empresas de mineração, de águas minerais, de petróleo e gás, distribuidores de derivados de petróleo, de agropecuária, consultorias e instituições públicas responsáveis pela gestão das águas.

Serviço:
II Simpósio Americano de Monirotamento de Águas Subterrâneas
Data: 08 a 11 de abril de 2018
Local:Auditório do CREA-MG
Av. Álvares Cabral, 1600 – Santo Agostinho
Belo Horizonte – MG

Assessoria de Comunicação
Serviço Geológico do Brasil - CPRM 
(61) 2108-8400