terça-feira, agosto 5

Mineralização auríferas foram destaque em reunião de projeto no Quadrilátero Ferrífero

Leandro Campos aborda a aplicação da
 metodologia no Quadrilátero Ferrífero

No período de 28/07 a 01/08, as equipes técnicas que executam o “Projeto Integração de Dados do Quadrilátero Ferrífero” reuniram-se na Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), para discutir os resultados obtidos na etapa de compilação de dados e compartilhar os avanços no conhecimento da província mineral do ponto de vista da geologia, geoquímica e geofísica.


Nos dois primeiros dias da reunião, o pesquisador em Geociências, Leandro Duarte Campos, da Superintendência Regional de Goiânia, palestrou sobre a integração de dados em escala regional baseada no artigo “Predictive mineral discovery in the eastern Yilgarn Craton, Western Australia: An example of district scale targeting of an orogenic gold mineral system”, de autoria do pesquisador Czarnota.

Campos ressaltou que o objetivo da apresentação foi transmitir experiências com integração de dados para prospecção mineral, com foco na aplicação dessa metodologia no projeto do Quadrilátero. Para tanto foram abordados os temas: ocorrências minerais x distrito mineiro; depósitos minerais e ambientes tectônicos; distribuição global x ciclos metalogenéticos; integração: escala de depósito x escala de distrito (mineral systems); targets: sistema orogênico; e aplicação para o Quadrilátero Ferrífero.

Segundo a pesquisadora em Geociência, Raianny Ferreira, que coordenou a reunião, o encontro foi para delimitar as metas para as próximas etapas, cujos trabalhos serão de preparação de dados para modelagem geológica. Durante o encontro, cada dia foi dedicado a um tema envolvendo as equipes técnicas, que apresentaram os resultados obtidos e relataram os problemas encontrados para que o corpo técnico pudesse debater as possíveis soluções e os ajustes necessários para o desenvolvimento do projeto.

Durante a reunião houve uma maior dedicação às avaliações sobre mineralizações auríferas, os principais fatores controladores dessa mineralização e a possibilidade de descoberta de novas áreas potenciais para ouro na região que abrange os estudos.


Criado pela Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o projeto tem como meta aprofundar o conhecimento sobre o Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, com vistas a promover estudos em áreas potenciais para novas descobertas minerais. O encontro contou com o apoio do gerente de Geologia e Recursos Minerais da Sureg-BH, Márcio Silva.
Raianny Ferreira coordena a reunião