segunda-feira, julho 15

Curso capacita Defesas Civis de municípios do Tocantins



Turma do curso de Palmas-TO
Técnicos da Defesa Civil de 12 municípios do estado de Tocantins participaram do curso de capacitação para Gerenciamento de Riscos de Desastres Naturais, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em Palmas, capital do estado. O treinamento foi realizado durante a primeira semana de julho e contou com uma etapa teórica e outra prática. A meta é capacitar  técnicos das Defesas Civis estaduais e municipais na gestão de riscos geotécnicos, visando à prevenção de desastres naturais causados principalmente por movimentos de massa, inundações, deslizamentos e enchentes.


O curso foi ministrado pelos geólogos do Departamento de Gestão Territorial (Deget) Jorge Pimentel, Bruno Elldorf e Breno Beltrão, e contou com a supervisão da Defesa Civil de Tocantins. Durante o treinamento os geólogos explicaram conceitos, forneceram informações para prevenção de desastres naturais e exemplificaram ocorrências destes eventos em outras regiões do país.

Aulas práticas no campo
O geólogo Bruno Elldorf explica que o treinamento pretende capacitar às defesas civis para que os profissionais possam entender os ambientes com processos de movimentação e identificar os indícios para eliminar ou minimizar os riscos. Segundo ele, o próximo curso está previsto para o mês de agosto, em Fortaleza. “Observamos um grande interesse pelo ensinamento. A meta da CPRM é realizar sete cursos por ano, esse em Tocantins foi o quinto curso do ano”, destaca.  

Pesquisadoras do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad/DF) também fizeram parte desta edição do curso. Cerca de 30 profissionais representantes dos municípios de Araguaina, Angico, Ananás, Araguaçu, Gurupi, Paraiso, Paranã, Peixe, Porto Nacional, Palmas, e Talismã participaram do treinamento.


Aulas práticas no campo
A iniciativa da CPRM faz parte do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais do Governo Federal inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), coordenado pela Casa Civil da Presidência da República, que visa mapear a ocorrência de áreas de risco em 821 municípios brasileiros até o ano que vem.