quarta-feira, julho 17

CPRM discute futura cooperação técnica com a Província de Hubei, China


Representantes da CPRM (à esquerda) e da delegação
 da província de Hubei (à direita)

Visando uma futura cooperação técnica, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) realiza reunião com a delegação da província de Hubei, China. O encontro foi organizado pela Assessoria de Assuntos Internacionais (Assuni) no Escritório do Rio de Janeiro (ERJ) na última sexta-feira (12/7) e atende solicitação de representantes do governo chinês que pretende conhecer melhor as novas tecnologias de exploração dos recursos minerais; entender a avaliação e a prevenção de riscos geológicos e trocar experiências entre os serviços geológicos da China e do Brasil.

Durante o encontro a chefe da Assuni, Maria Glícia da Nóbrega Coutinho, apresentou valores e a missão da CPRM no Brasil, saudando os representantes da província de Hubei. Entre os diversos temas apresentados, Maria Glícia destacou as áreas de recursos hídricos, meio ambiente, geologia, recursos minerais e riscos geológicos, mostrando os principais trabalhos realizados pela CPRM até o momento, bem como as ações da cooperação internacional para as pesquisas no Atlântico Sul. Coutinho enfatizou ainda o atual cenário para o setor mineral brasileiro (SMB) com o Programa Nacional de Mineração 2030 e o Novo Marco Regulatório, destacando o papel que CPRM assumirá no processo de geração de novos depósitos minerais no país.  
Província de Hubei visita as instalações do ERJ

O chefe do Departamento de Recursos Minerais, Francisco Valdir, apresentou os principais projetos e programas relacionados aos recursos minerais em desenvolvimento pela empresa, e ressaltou as perspectivas e os resultados já alcançados. Além disso, Valdir explicou que a CPRM passa por um novo tempo com o Novo Marco, onde a instituição terá a missão de estimular a pesquisa mineral no país.

Os participantes discutiram e debateram os temas em pauta e enfatizaram a indústria de ferro nos seus diferentes aspectos, pesquisa, reservas e beneficiamento bem como aspectos da legislação mineira no Brasil.

Representando a delegação chinesa, Mr. Yang Tianran, fez um relato sobre a potencialidade mineral da província de Hubei, onde ocorrem mais de 100 espécies minerais, grande parte com reservas já definidas: fósforo, wollastonita, mármore, ferro, cobre, gipsita, sal, ouro, manganês, vanádio e carvão, além de óleo e gás. “Hubei tem uma das maiores reservas de água da China com 37.000 km de drenagem, destacando-se o Yangtze River, um dos maiores rios do mundo”, explicou. Tianran manifestou interesse em manter contatos futuros com a CPRM visando cooperação técnica, e agradeceu a organização da visita e receptividade à Delegação de Hubei, China.

O encontro contou com participação do engenheiro João Dias, que representou o Diretor-Presidente na ocasião e prestou esclarecimentos sobre a estrutura, acervo e acesso às informações de óleo e gás; do geólogo Irineu Capeletti, assessor da Presidência, que debateu sobre beneficiamento e comparou o minério de ferro brasileiro e chinês; da geóloga Fátima Nascimento; do engenheiro Luis Almeida e do estagiário de relações internacionais, Nicolau Lage.